Bonobos: nome engraçado, destino nem um pouco

"Parente é serpente": humanos representam a maior ameaça a estes primatas, seus parentes mais próximos.

3 de outubro de 2014 · 10 anos atrás

Foto:

O bonobo (Pan paniscus), também chamado chimpanzé-pigmeu, é uma espécie de primata endêmica das florestas ao sul do rio Congo, na República Democrática do Congo. A espécie compartilha 98,7% de seu DNA com os seres humanos, o que faz dela, assim como os chimpanzés, nossa parente mais próxima. Isto, no entanto, não protege os bonobos da ameaça representada pelas ações humanas: a guerra civil que assola a região; a perda e alteração do habitat pela crescente população humana e pelo avanço da agricultura de corte-e-queima tradicional; e, a maior de todas, a caça ilegal destes animais para obtenção de carne ou para fins medicinais. A intensa exploração reduziu drasticamente a população e estima-se que esta redução continuará no futuro, razão pela qual a Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas da IUCN classifica a espécie como ‘Em Perigo de Extinção‘.