Notícias

2° Concurso Cultural WikiParques de Fotografia

O sucesso do primeiro concurso de fotos do WikiParques nos levou a repetir a dose. Veja aqui como fazer sua inscrição e participar do concurso.

Redação ((o))eco ·
6 de outubro de 2014 · 7 anos atrás

O primeiro concurso de fotos do WikiParques foi um sucesso. Os colaboradores da Wiki das Unidades de Conservação enviaram mais de 140 fotos e enriqueceram as galerias do site com belas imagens. Veja aqui a foto vencedora, e uma galeria com as melhores fotos do concurso. Seguindo a trilha do primeiro concurso, o WikiParques lança agora o 2° Concurso Cultural WikiParques de Fotografia. Se o formato continuar dando certo, os planos são de fazer um concurso por mês e uma grande final destas etapas ao cabo do ano.

Os concursos de fotos e outras campanhas que estão em preparação no Wikiparques têm a intenção de tornar divertido um objetivo nobre: através da colaboração, criar uma excelente enciclopédia das áreas protegidas brasileiras, que possa servir de referência para todos que as estudam ou se interessam por elas.

Lembramos que a qualquer momento, os colaboradores-autores do Wikiparques podem editar verbetes, participar do fórum e publicar fotos sobre todas as 12 categorias de Unidades de Conservação brasileiras, incluindo as reservas privadas, as RPPNs.

Vamos celebrar nossas belezas protegidas. Leia abaixo como participar do concurso e envie a sua foto.

Como participar

Para participar do concurso o fotógrafo precisa fazer um cadastro no WikiParques e a foto precisa ser enviada para o WikiParques utilizando o formulário localizado no seguinte endereço:

http://www.wikiparques.org/wiki/Form:Fotos

Todas as fotos enviadas para o WikiParques no período de 07 de outubro de 2014 até 27 de outubro de 2014 estarão concorrendo. Para efeitos de recebimento das inscrições, será considerada a data de envio da foto gerada automaticamente pelo sistema do WikiParques. Não serão aceitas fotos enviadas de nenhuma outra maneira.

Leia aqui um tutorial detalhado ou assista este vídeo e aprenda a fazer o upload de sua imagem.

Recomenda-se que as fotos tenham no máximo 2MB para evitar que haja problemas na hora do envio. Arquivos maiores que apresentem problemas de visualização poderão ser reduzidos pela equipe do WikiParques para que não prejudiquem o funcionamento do site.

Os concorrentes serão identificados através de seu cadastro no WikiParques. Logo, é importante que o concorrente preencha corretamente seu cadastro, informando seu email. Se o concorrente já tiver uma conta no WikiParques mas não tiver ainda cadastrado um email de contato, é importante que edite seu perfil.

Todas as fotos enviadas para o concurso serão incorporadas ao acervo do WikiParques, ficando disponível no site através da licença Atribuição-Partilha nos Mesmos Termos 3.0 não Adaptada (CC BY-SA 3.0);

Quem pode participar

O concurso é aberto a fotógrafos amadores ou profissionais de qualquer idade. Cada fotógrafo pode participar com quantas fotos quiser. Para participar do concurso a foto deve seguir os seguintes critérios:

  1. A foto precisa retratar uma área protegida localizada dentro do território brasileiro;
  2. Os campos de informação da foto no WikiParques devem ser preenchidos corretamente, incluindo o nome da área protegida retratada e uma descrição do local retratado;
  3. A foto não pode retratar figuras humanas inteiras ou parciais;
  4. A foto não pode exibir assinatura, bordas, datas, endereço de página web ou qualquer artefato inserido artificialmente na foto;
  5. A foto não pode ser de autoria de terceiro, mesmo com autorização do autor;
  6. A foto não pode apresentar manipulações gráficas que distorcem seu contexto real, incluindo máscaras, remoção de fundos e possíveis montagens;

Seleção e premiação

As fotos serão avaliadas por uma comissão julgadora composta por membros da equipe do WikiParques e do site ((o))eco.

A comissão julgadora irá escolher a melhor foto, que será declarada a vencedora do concurso. O anúncio do vencedor será feito no dia 31 de outubro de 2014 através do Blog do WikiParques no site ((o))eco, localizado no seguinte endereço:

http://www.oeco.org.br/blog-do-wikiparques

O fotógrafo vencedor receberá um exemplar do livro “Natureza, Conservação e Cultura – Um ensaio sobre a relação do homem com a natureza no Brasil”, de Adriano Gambarini, com mais de 120 fotografias inéditas, retratando espécies de nossa fauna e flora, abrangendo os principais ecossistemas do país, englobando desde flagrantes contemporâneos da ocupação humana até problemas ambientais.

O vencedor será notificado por email no mesmo dia do anúncio e precisará informar um endereço para o envio de seu prêmio.

Últimos detalhes

Este concurso é exclusivamente cultural, sem qualquer modalidade de sorte ou pagamento pelos participantes, nem vinculação destes ou dos vencedores à compra de qualquer produto.

Todos os participantes do concurso confirmam que são os detentores dos direitos autorais patrimoniais sobre suas fotos, e concordam em disponibilizar a foto no WikiParques através da licença Atribuição-Partilha nos Mesmos Termos 3.0 não Adaptada (CC BY-SA 3.0);

A comissão julgadora é soberana, compete a ela avaliar e resolver sobre os casos omissos neste regulamento, não cabendo recurso.

Serão excluídos os participantes que cometerem qualquer tipo de fraude comprovada, o que é muito, muito feio.

Os organizadores do concurso não se responsabilizam por quaisquer custos incorridos pelos participantes para inscrição, confecção e envio dos trabalhos, viagens, transporte, hospedagem, alimentação ou quaisquer outros custos relacionados ao concurso.

A inscrição neste concurso significa que o participante concorda com estas regras. O não cumprimento de qualquer uma delas poderá causar a desqualificação do participante.

Dúvidas sobre o concurso ou sobre este regulamento podem ser esclarecidas utilizando o fórum do WikiParques, no endereço http://www.wikiparques.com/forum/

Leia também

Notícias
22 de outubro de 2021

“Adote um ninho”: Conheça a campanha para a preservação dos papagaios brasileiros

Campanha busca incentivar a proteção dos papagaios por meio da construção de ninhos artificiais para suprir a falta de cavidades naturais, que estão diminuindo por conta do desmatamento

Análises
22 de outubro de 2021

Por uma nova onda de soluções para a resiliência e a saúde do oceano

Estudo do FMI estima que 8 milhões de toneladas de lixo plástico acabam no mar todos os anos, sendo 80% provenientes do continente. Se não mudarmos esse quadro, o oceano terá mais lixo do que peixes até 2050

Salada Verde
21 de outubro de 2021

Polícia Civil do Maranhão prende um dos homens que matou onça preta e se gabou nas redes sociais

Corpo do animal abatido foi filmado por três homens, que comemoraram o feito. O homem preso também será multado pelo Ibama.

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Comentários 1

  1. MARLI ALVES PEREIRA VASCONCELLOS diz:

    Não entendo o porquê esconder o rosto do homem, adulto!! Ele mostrou a cara nas redes sociais!! É preciso identificar criminosos.