O Parque Natural Municipal Estoril Virgílio Simionato, localizado no município de São Bernardo do Campo (SP), foi criado em 1953 para resolver um problema da cidade: além da Praça da Matriz não existiam outras praças, parques ou jardins na cidade. Além de se tornar um agradável destino de lazer na região, o parque é importante para a preservação da fauna e da flora da Mata Atlântica, sendo um importante refúgio da avifauna brasileira, além da prestar um papel importante na preservação do manancial da Represa Billings.
Fotos recentes enviadas ao WikiParques mostram que os níveis da represa estão cada vez mais baixos. A causa apontada é a captação de água para ajudar a suprir as demandas da cidade de São Paulo. O problema é que a vazão da Billings não tem condições de atender esta demanda, levando ao cenário retratado nas fotos abaixo (clique para ampliar).
Segundo a colaboradora do WikiParques Maira Begalli, a faixa de areia vista nas fotos estava totalmente coberta por água apenas dois mêses atrás. O jet-sky dos guarda-vidas precisam ser rebocados para chegar na água. Na foto abaixo é possível ver como era a paisagem original do parque.
A crise no Sistema Cantareira já foi abordado aqui em ((o))eco algumas vezes. Malu Nunes, Engenheira florestal e conselheira da Associação O Eco, já alertou que, sem providências, a última gota pode chegar. “Está mais do que na hora de todos os setores conscientizarem-se de que o problema de escassez da água não é somente de São Paulo – é hoje o mais grave”, aponta Malu, “Caso contrário, a nossa desatenção pode ser a gota d’água”. Já o colunista Fabio Olmos lembra que São Paulo parece não ter aprendido com as lições do passado: desde os maias, todas as civilizações que cuidaram mal de suas águas acabaram em colapso.
O programador Miguel Peixe, de ((o))eco Lab, desenvolveu um aplicativo para web que permite a visualização da evolução dos níveis não só do Sistema Cantareira, como de mais quatro mananciais. Com a ferramenta, também é possível acompanhar o volume de chuvas registrado a cada dia nos reservatórios.
Outra fonte importante de água para São Paulo, a represa de Jaguari-Jacareí também está baixa com relação a anos anteriores. Veja as imagens do programa Landsat na animação abaixo.

Veja abaixo a comparação entre os níveis de 1999 e os de 2014.

Leia também
Sem providências, a última gota pode chegar
Quem brinca com água acaba se queimando
Leia também

Governo confirma mobilização de 4.600 brigadistas para combate ao fogo no Brasil em 2025
Serão 231 brigadas florestais federais, o maior número já mobilizado até o momento, diz MMA. Governo também fortalece medidas de resgate de animais →

Pacotão de consultas públicas aquece turbina para criação e ampliação de UCs
ICMBio divulga para consulta à sociedade civil propostas para criar dez novas unidades de conservação em seis estados e para ampliação da APA Costa dos Corais →

Lei do Mar: o compromisso com o oceano e o clima é agora
As mudanças climáticas ameaçam o oceano. O aquecimento das águas, a acidificação e o branqueamento dos corais são algumas das consequências desse desequilíbrio →