Notícias

Mabecos em disparada pela sobrevivência

Estes cães selvagens africanos podem alcançar velocidades de mais de 70 quilômetros por hora. Correm da ameaça de extinção.

Redação ((o))eco ·
26 de setembro de 2014 · 12 anos atrás

Uma matilha de mabecos ([i]Lycaon pictus[/i]), também conhecidos como cães-selvagens-africanos ou cães-caçadores-africanos. Foto:
Uma matilha de mabecos ([i]Lycaon pictus[/i]), também conhecidos como cães-selvagens-africanos ou cães-caçadores-africanos. Foto:

Os mabecos (Lycaon pictus) são uma espécie de canídeo encontradao apenas no continente africano, especialmente nas regiões de savana e áreas levemente arborizadas. São astutos predadores que vivem e caçam em matilhas de até 40 indivíduos. São animais velozes, capazes de atingir mais de 70 km/h em uma corrida, mas vulneráveis à competição com outros predadores maiores (leões) e, principalmente, a perda de habitats pela framentação. A redução das áreas naturais põe a espécie em contato com humanos, que os matam por adentrarem áreas de cultivo ou atropelam acidentalmente, e também animais domésticos, o que os expõe a doenças virais como a raiva e cinomose. Por estas razões e pelo verificado declínio na população de mabecos, Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas da IUCN classifica a espécie como ‘Em Perigo de Extinção‘.

 

Leia Também
A inocência do leão-marinho-das-Galápagos
Rabo-de-palha-de-bico-laranja: escondido na ilha
Macaco-prego-de-crista: vítima da Mata Atlântica

 

Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Análises
20 de maio de 2026

As tentativas de desmonte do monitoramento remoto capazes de frear o combate ao desmatamento no Brasil

Iniciativas recentes buscam minar a confiança construída ao longo de anos nos sistemas de verificação de ilícitos à distância

Notícias
19 de maio de 2026

Bancada ruralista acelera ‘pacote agro’ na Câmara dos Deputados

Proposta aprovada em urgência retira do Ministério do Meio Ambiente parte da competência sobre biodiversidade e fiscalização

Reportagens
19 de maio de 2026

Pernambuco foca em carbono e ignora a urgência das áreas de risco

Enquanto o governo foca no mercado de carbono, o estado acumula 291 mortes e 545 mil desabrigados por desastres desde 1991, com prejuízos que superam os R$ 34 bilhões

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.