Notícias

O desaparecimento do Rinoceronte-de-java

Ele é o rinoceronte mais raro, menos conhecido e mais ameaçado do mundo. Com cerca de 60 animais, a população está em declínio.

Redação ((o))eco ·
20 de fevereiro de 2015 · 9 anos atrás

Foto:
Foto:

O rinoceronte-de-java (Rhinoceros sondaicus) é a mais rara das 5 espécies de rinocerontes existentes. Era encontrada nas ilhas de Java e Sumatra, na Indonésia, ao longo do Sudeste asiático até à Índia e na China. Na era colonial, a caça por esporte e por chifres somadas às mortes para defesa de plantações reduziu a espécie à três populações separadas. Destas, duas sobrevivem e são encontradas no Parque Nacional de Ujung Kulon. A caça ilegal ainda é uma ameaça presente que dizimou em 2010 a população encontrada no Vietnã. Pouco se sabe sobre o animal devido aos seus hábitos solitários, sua raridade e a instabilidade política da área em que vive. Sem conhecimento, a conservação do animal é um desafio. Também ameaçado pela perda de habitat, doenças e uma reduzida variedade genética, a espécie é listada como “Em Perigo Crítico” na Lista Vermelha da IUCN. Estima-se que haja de 40 a 60 animais ao todo, números que estão em declínio.

 

 

Leia Também
Saola, o enigmático mamifero asiático
O retorno das ararinhas bahianas
Pinguins equatorianos numa fria

 

 

 

Leia também

Notícias
6 de fevereiro de 2015

O retorno das ararinhas bahianas

As araras-azuis-de-lear têm uma população pequena, com menos de 1000 animais. Mas o sucesso da conservação parecer mudar estes número.

Notícias
13 de fevereiro de 2015

Saola, o enigmático mamifero asiático

Descoberta há 23 anos, ainda se sabe muito pouco sobre a eespécie. O que se sabe é que, desde então, seus números caem drasticamente.

Colunas
24 de abril de 2024

O comprometimento do jornalismo ambiental brasileiro

A intensificação da crise climática e a valorização da subjetividade no campo jornalístico ressaltam o posicionamento na cobertura ambiental

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.