
Ontem, 03 de março, foi o Dia Mundial da Vida Selvagem. Para marcar a data, duas ararinhas-azuis (Cyanopsitta spixii) criadas em cativeiro na Alemanha foram trazidas ao Brasil, onde serão reintroduzidas à natureza, à vida selvagem. Há mais de dez anos, o ICMBio e a Agência Federal Alemã de Conservação da Natureza (Bundesamtfür Naturschutz, BfN) conduzem um Programa de Cativeiro da espécie e as aves Carla e Tiago são o promissor resultado de um esforço para aumentar a população de ararinhas-azuis no Brasil. Uma unidade de conservação será criada para proteger as aves na região de Curaçá, norte da Bahia, de onde a espécie, uma vez considerada extinta na natureza, é originária. (InforMMA e ICMBio)
Outras novidades que Acontecem nos Parques:
- Unidades de conservação sempre precisam de mais… mãos para a conservação. Para quem estiver interessado em ajudar a natureza, o Parque Nacional da Serra dos Órgãos (RJ) (info), a Reserva Biológica de Comboios (ES) (info) e o Parque Nacional da Serra da Bocaina (RJ) (info) estão convocando voluntários. Participe!
- O turismo de natureza está em alta! Segundo a Organização Mundial do Turismo, a expansão do segmento está entre 15% e 25% ao ano. O Brasil se destaca como um dos principais destinos e os nossos parques nacionais batem recorde de visitações. (Ministério do Turismo)
- Com o objetivo é fortalecer atuação nas políticas públicas de educação ambiental no país, o MMA prepara curso online para gestores do projeto Salas Verdes. (MMA)
- A “Caixa d’água do Brasil”, Minas Gerias abriga nascentes de rios de grande importância para o país. Não por acaso, é o estado brasileiro com a maior quantidade de cachoeiras. Conheça 11 das mais belas. (Blog Desviantes)
Leia também
Fotógrafo brasileiro vence prêmio internacional com ensaio sobre água e identidade
João Alberes, de 23 anos, conquista espaço no ambiente da fotografia documental, e projeta o agreste pernambucano como território de produção artística contemporânea →
Pela 1ª vez, ICMBio flagra onça pintada caçando em unidade do Acre
Registro foi feito às margens do Rio Acre, em uma das áreas mais protegidas da Amazônia. Onça tentava predar um porco-do-mato perto da base do Instituto →
O aumento das passagem pagamos com o bolso e com a saúde
Na corrida pela descarbonização, reduzir a dependência do transporte individual e valorizar o transporte público é premissa →




