Notícias

Acontece nos Parques: Música para salvar as aves sulamericanas

De uma iniciativa musical para salvar as aves e reuniões para conversar sobre florestas a um passeio fotográfico pelos parques cariocas, muita coisa Acontece nos Parques.

Redação ((o))eco ·
8 de março de 2015 · 7 anos atrás

Arte da capa do álbum. Foto: Divulgação
Arte da capa do álbum. Foto: Divulgação

A gravadora holandesa Rhythm and Roots reuniu alguns dos mais talentosos jovens músicos e produtores do continente sulamericano para o projeto “A Guide to the Birdsong of South America” (Um Guia para o Canção de Pássaros da América do Sul), um disco voltado para a conservação das aves em risco de extinção. As dez faixas do recém-lançado álbum são criações originais inspiradas pelos cantos das aves ameaçads nos países de cada um dos artistas. Os representantes brasileiros são a saíra-apunhalada (Nemosia rourei), o soldadinho-do-araripe (Antilophia bokermanni) e o periquito-de-cara-suja (Pyrrhura griseipectus) aves muito ameaçadas e ainda com pouca representação em nossas UCs. As vendas vão ajudar programas de conservação em diversos países da América do Sul, inclusive no Brasil. (Brasil das Aves)

Outras novidades nos parques afora:

  • Descubrimos que os curitibanos, apesar dos altos custos, são pioneiros na criação de áreas protegidas privadas. Curitiba hoje é a capital das RPPNs! (Observatório das UCs)
  • Sérgio Carvalho, diretor de áreas protegidas da Secretaria de Biodiversidade e Florestas do MMA, conta como o Programa ARPA vai proteger 60 milhões de hectares na Amazônia. (Observatório das UCs)
  • O evento “Trilha Transcarioca nos 450 anos da cidade” percorreu por 5 dias de caminhada um trecho que partiu do Parque Nacional da Tijuca e terminou na Praia de Fora, aonde a cidade do Rio de janeiro foi fundada. Acompanhe o passeio nas galerias de fotos do evento (Trilha Transcarioca 1,2 e 3)
  • Em breve estarão abertas as inscrições para o XIV Congresso Florestal Mundial em Durban, na África (info). Enquanto este não acontece, já é possível se inscrever agora para o V Congresso Nacional de Unidades de Conservação do Delta do Parnaíba (CORUC), que vai acontecer de 10 a 12 de junho em parnaíba, Piauí. (CORUC)

 

 

 

Leia também

Reportagens
21 de outubro de 2021

Estudo aponta diretrizes para barrar a degradação acelerada de campos e savanas

As chamadas grasslands estão ameaçadas em todo o planeta, alerta um grupo internacional de pesquisadores. Solução envolve restauração e busca de alternativas de exploração econômica sustentáveis

Notícias
21 de outubro de 2021

Até 2020 Rondônia não possuía lei para regular destinação de terras públicas

Estado tem quase 30% de seu território ocupado por terras não destinadas. Briga entre Legislativo e Executivo rondonienses dificultam formalização dos processos

Reportagens
21 de outubro de 2021

Superintendente dá aval para obras que ameaçam habitat de peixe das nuvens cearense

Duplicação de rodovia no litoral do Ceará foi embargada pelo Ibama em janeiro para proteger espécie de peixe das nuvens ameaçada. Com desembargo, pesquisadores temem pela destruição do habitat já restrito da espécie

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta