Notícias

Acontece nos Parques: Música para salvar as aves sulamericanas

De uma iniciativa musical para salvar as aves e reuniões para conversar sobre florestas a um passeio fotográfico pelos parques cariocas, muita coisa Acontece nos Parques.

Redação ((o))eco ·
8 de março de 2015 · 9 anos atrás

Arte da capa do álbum. Foto: Divulgação
Arte da capa do álbum. Foto: Divulgação

A gravadora holandesa Rhythm and Roots reuniu alguns dos mais talentosos jovens músicos e produtores do continente sulamericano para o projeto “A Guide to the Birdsong of South America” (Um Guia para o Canção de Pássaros da América do Sul), um disco voltado para a conservação das aves em risco de extinção. As dez faixas do recém-lançado álbum são criações originais inspiradas pelos cantos das aves ameaçads nos países de cada um dos artistas. Os representantes brasileiros são a saíra-apunhalada (Nemosia rourei), o soldadinho-do-araripe (Antilophia bokermanni) e o periquito-de-cara-suja (Pyrrhura griseipectus) aves muito ameaçadas e ainda com pouca representação em nossas UCs. As vendas vão ajudar programas de conservação em diversos países da América do Sul, inclusive no Brasil. (Brasil das Aves)

Outras novidades nos parques afora:

  • Descubrimos que os curitibanos, apesar dos altos custos, são pioneiros na criação de áreas protegidas privadas. Curitiba hoje é a capital das RPPNs! (Observatório das UCs)
  • Sérgio Carvalho, diretor de áreas protegidas da Secretaria de Biodiversidade e Florestas do MMA, conta como o Programa ARPA vai proteger 60 milhões de hectares na Amazônia. (Observatório das UCs)
  • O evento “Trilha Transcarioca nos 450 anos da cidade” percorreu por 5 dias de caminhada um trecho que partiu do Parque Nacional da Tijuca e terminou na Praia de Fora, aonde a cidade do Rio de janeiro foi fundada. Acompanhe o passeio nas galerias de fotos do evento (Trilha Transcarioca 1,2 e 3)
  • Em breve estarão abertas as inscrições para o XIV Congresso Florestal Mundial em Durban, na África (info). Enquanto este não acontece, já é possível se inscrever agora para o V Congresso Nacional de Unidades de Conservação do Delta do Parnaíba (CORUC), que vai acontecer de 10 a 12 de junho em parnaíba, Piauí. (CORUC)

 

 

 

Leia também

Salada Verde
16 de abril de 2024

70% dos brasileiros ignoram que Cerrado é fonte nacional de água

E 3 em cada 10 sequer sabem que lá tem água. Esses e outros resultados reforçam uma nova campanha para salvar o bioma.

Salada Verde
16 de abril de 2024

ONU espera a posição brasileira sobre crimes contra vida silvestre

A proposta e as de outros países para proteger a biodiversidade com melhores políticas, leis e ações serão debatidas na Áustria

Salada Verde
15 de abril de 2024

MMA revoga normas de Bolsonaro que dificultavam aplicação de multas ambientais

Mudanças foram publicadas no Diário Oficial nesta segunda-feira (15). Durante gestão anterior, aplicação de multas ambientais na Amazônia caiu 93%

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.