Hélder Santana, de Pernambuco, e Stéfany Nobre, do Ceará, são os dois finalistas brasileiros do concurso World Wetlands Day Youth Photo Contest (“Concurso Fotográfico do Dia Mundial das Áreas Úmidas”). O concurso internacional foi realizado como parte das comemorações ao Dia Mundial das Áreas Úmidas 2015, em 2 de fevereiro. Organizada pelo Secretariado da Convenção de Ramsar, a competição recebeu inscrições de 2.200 jovens entre 15 e 24 anos, de todo o mundo, que enviaram seus trabalhos sob tema “Áreas úmidas para o nosso futuro: Juventude”. O Brasil conta com 12 zonas úmidas na lista de Ramsar, que incluem UCs como a Reserva de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá (AM), o Parque Nacional do Cabo Orange (AP), o Parque Nacional Marinho dos Abrolhos (BA) e a Área de Proteção Ambiental das Reentrâncias Maranhenses (MA).
Também acontece nos parques:
● O ICMBio quer seu conselho na gestão de unidades de conservação.
● Enquanto isso, o Ministério do Meio Ambiente brinca com fogo.
● Sobre Rochas já visitou o Parque Nacional do Itatiaia (MG). Hoje (01/04) visita o Parque Nacional da Serra dos Órgãos (RJ)!
● Não é mentira! O albatroz-de-sobrancelha (Thalassarche melanophris) saiu da lista de espécies ameaçadas e agora pode ser visto em UCs como Reserva Biológica Marinha do Arvoredo (SC), do Parque Nacional da Lagoa do Peixe (RS) e das Áreas de Proteção Ambiental de Guaraqueçaba (PR) e Fernando de Noronha (PE).
Leia também
O que é um Sítio Ramsar
Hoje, 02 de fevereiro, é Dia Mundial das Zonas Úmidas. Entenda o que é um Sítio Ramsar e qual a sua importância. →
Quase 5 milhões de hectares de floresta na Amazônia já foram queimados em 2024
Números do INPE consideram áreas florestais onde ainda não houve a supressão total da vegetação. Bioma já acumula mais de 120 mil focos no ano →
Países emergentes podem contribuir com quase metade da meta de redução de CO2 no transporte global
Uso de biocombustíveis no Brasil e em outras nações em desenvolvimento pode evitar a emissão de quase 400 milhões de toneladas do gás de efeito estufa pelo setor até 2030, aponta relatório →