Notícias

Vídeo captura onça-parda descansando em reserva no Paraná

Onça-parda é flagrada na reserva de Salto Morato, em Guaraqueçaba. Unidade de conservação é mantida pela Fundação Grupo Boticário.

Daniele Bragança ·
2 de junho de 2015 · 9 anos atrás
Onça-parda. Foto: Daniel Garcia Neto/Flickr.

Imagens divulgadas nesta segunda-feira (01) pela Fundação Grupo Boticário flagram uma onça-parda (Puma concolor) descansando no meio da mata. O vídeo foi filmado dentro da RPPN de Salto Morato, localizada em Guaraqueçaba, no litoral do Paraná, unidade de conservação privada mantida pela Fundação.

O vídeo é colorido e de excelente qualidade, obtido através de uma armadilha fotográfica. Em meio minuto, a onça-parda se incomoda com mosquitos, abre a boca e se lambe. Os movimentos despreocupados lembram a de um gato doméstico.

Tanto o gato doméstico quanto a onça-parda fazem parte da subfamília Felinae. Mas, segundo o IBGE, enquanto os gatos domésticos atingiram uma população de 22 milhões no Brasil, a onça-parda é descrita pela UICN como uma espécie em declínio e extinta em áreas grande da América do Norte. No Brasil, o ICMBio a classifica como Vulnerável (VU), com população estimada em 4.000 indivíduos, mas em queda. O principal motivo para o desaparecimento da onça-parda é a supressão e fragmentação de habitat devido à expansão agropecuária. Também preocupa o número onças mortas por atropelamento e caça/retaliação por ataques a animais domésticos.

Por isso, além da captura de imagens de um animal adulto descansando despreocupadamente ser considerada uma excelente notícia, já que mostra o papel das áreas protegidas para a manutenção da biodiversidade do país.

Assista ao vídeo

 

Saiba mais

Site da Reserva (RPPN) Salto Morato

Leia Também

O que é uma Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN)
Vídeo: onça-pintada passeia na recepção do Parque do Iguaçu
Traficantes de droga: nova ameaça às onças do Pantanal

 

 

 

  • Daniele Bragança

    Repórter e editora do site ((o))eco, especializada na cobertura de legislação e política ambiental.

Leia também

Salada Verde
26 de fevereiro de 2024

Com apoio internacional, Brasil pretende investir R$ 27 bilhões na transição ecológica

Iniciativa visa captar recursos estrangeiros e garantir proteção cambial a projetos privados voltados para a transformação energética e ecológica no Brasil

Notícias
26 de fevereiro de 2024

Associação de servidores ambientais do Acre pede apoio de parlamentares do estado

Asibama-AC enviou ofício a deputados federais e senadores acreanos solicitando apoio público à mobilização pela reestruturação da carreira e demais demandas da categoria

Análises
26 de fevereiro de 2024

A “descupinização” do licenciamento ambiental paulista

Temer a municipalização do licenciamento de atividades de alto impacto ambiental é condenar o município sem dar a chance de ele provar sua capacidade técnica

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.