Em resposta às críticas de que a Secretaria de Meio Ambiente de Mato Grosso (Sema) teria recuado depois de conversas com deputados que querem a redução dos parques Cristalino I e II, Marcos Machado, secretário de meio ambiente do estado, esclareceu a O Eco que o órgão mantém a intenção de aprovar a proposta original de unificação dos parques, com retirada apenas das áreas abertas após a criação das unidades de conservação. Mas reconheceu, após uma apresentação feita com base num estudo encomendado a uma empresa de geogrocessamento de Mato Grosso pelos deputados da bancada ruralista, que duas áreas abertas antes da criação dos parques estava dentro do traçado proposto pela Sema. Machado explicou, no entanto, que como essas áreas ficam em pontos estratégicos para conservação da região, elas não poderão ser excluídas.
Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar
Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.
Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.
Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.
Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.
Leia também
Comunicação ambiental deve trabalhar para conscientizar a população pela preservação da natureza
Melhorias em índices de preservação da biodiversidade são reflexos do engajamento da sociedade pela proteção do meio ambiente →
Ataque de criminosos armados ameaça ambientalistas na Serra da Chapadinha, na Bahia
Durante o atentado, bandidos destruíram computadores e sistemas de energia, deram tiros e ameaçaram casal de ambientalistas que luta por área protegida no local →
O colapso climático e humanitário nos tempos de guerra
Enquanto não houver recomposição de mecanismos eficazes de cooperação e responsabilização, tratados internacionais como o das mudanças climáticas serão abandonados em metas e prazos →

