Notícias

Cortou

A Vale do Rio Doce cortará, no dia 1º de setembro, o fornecimento de minério de ferro para duas siderúrgicas localizadas no Leste do Pará. As duas empresas há muito estão na mira de autoridades federais e estaduais por patrocinarem o corte ilegal de remanescentes florestais para alimentar seus fornos com carvão vegetal. Outras 9 siderúrgicas que precisam do ferro da Vale para continuar produzindo na região de Carajás também enfrentam os mesmos problemas e podem, em breve, perder o acesso à matéria-prima. Faz dois anos que agentes do governo combatem o desmatamento ilegal fomentado por essas siderúrgicas, a maioria delas instaladas lá com a ajuda de incentivos fiscais. A Vale vai parar de fornecer o ferro invocando cláusula de contrato que diz que seus clientes precisam respeitar a legislação ambiental.

Redação ((o))eco ·
22 de agosto de 2007 · 19 anos atrás

Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Podcast
21 de outubro de 2026

A Natureza da Conversa #5 – Será que o crédito rural pode induzir o desmatamento na Amazônia?

O dinheiro que financia o desmatamento e como o crédito rural pode impactar a Amazônia é tema do novo episódio →

Reportagens
21 de outubro de 2026

Fim da Reserva Legal e extinção de UCs: o histórico de Flávio Bolsonaro na área ambiental

Análise de ((o))eco em parceria com ferramenta Mamute Político apresenta um retrospecto de tudo que o candidato à presidência já propôs ou disse sobre meio ambiente →

Salada Verde
21 de outubro de 2026

38 eleitos no 1º turno acumulam R$ 30,7 milhões em multas ambientais

Segundo o levantamento do Greenpeace Brasil, os registros incluem infrações ligadas ao desmatamento e às queimadas ilegais →

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.