Notícias

Associação de servidores ambientais do Acre pede apoio de parlamentares do estado

Asibama-AC enviou ofício a deputados federais e senadores acreanos solicitando apoio público à mobilização pela reestruturação da carreira e demais demandas da categoria

Gabriel Tussini ·
26 de fevereiro de 2024

A Associação de Servidores do Ibama e do ICMBio no Acre (Asibama-AC) enviou, na última quarta (21), um ofício aos parlamentares federais do estado solicitando apoio em sua mobilização pela reestruturação da carreira. No documento, enviado aos 8 deputados federais em exercício (e um licenciado) e 3 senadores acreanos, a associação pede apoio às demandas trabalhistas dos servidores “na forma de moções, vídeos ou ao menos postagens nas redes sociais”, além de apoio para a entrada da categoria na Lei de Indenização de Fronteira (12.855/13), a aprovação da PEC 13/2022 (que torna o Ibama e o ICMBio instituições permanentes de Estado) e a realização de reuniões presenciais com os parlamentares.

Assinado por Roberta Graf, presidente da Asibama-AC, o documento cita o “alto índice de adoecimento, pedidos de demissão e diminuição do efetivo” devido às condições de trabalho e baixa remuneração da carreira ambiental, além de demonstrar insatisfação com as propostas apresentadas pelo Ministério da Gestão nas últimas reuniões da mesa de negociação com a categoria. Os servidores de Ibama, ICMBio, Serviço Florestal Brasileiro e Ministério do Meio Ambiente, vale lembrar, estão desde o início do ano em mobilização pela reestruturação da carreira de Especialista em Meio Ambiente, priorizando trabalhos internos e deixando de ir a campo para trabalhos como fiscalização ambiental e vistorias para concessão de licenças ambientais.

Foto: Asibama/AC

Segundo Graf, em contato com ((o))eco, apenas a deputada Socorro Neri (PP) respondeu ao ofício, garantindo seu apoio à aprovação da PEC 13 e à entrada da categoria na Lei de Indenização de Fronteira (que hoje contempla policiais federais, rodoviários federais, fiscais agropecuários, auditores-fiscais do trabalho e servidores do Ministério da Fazenda), além de ter se disponibilizado para uma reunião com os servidores.

Além de Neri, o ofício foi endereçado aos senadores Alan Rick (UNIÃO), Marcio Bittar (UNIÃO) e Sérgio Petecão (PSD) e aos deputados e deputadas federais Antônia Lucia (Republicanos), Dr. Eduardo Velloso (UNIÃO, licenciado), Dr. Fabio Rueda (UNIÃO, suplente em exercício), Gerlen Diniz (PP), Zezinho Barbary (PP), Meire Serafim (UNIÃO), Roberto Duarte (Republicanos) e Coronel Ulysses (Republicanos), todos do Acre.

“O apoio deles é fundamental, porque quando o acordo for assinado com o Ministério da Gestão, depende de passar pelos parlamentares”, frisou Graf, lembrando ainda que a entrada da categoria no rol da Lei de Indenização de Fronteira e o reconhecimento de Ibama e ICMBio como instituições permanentes de Estado depende de aprovação do Congresso. Na atual mobilização, as principais demandas dos servidores são pela equiparação salarial à Agência Nacional de Águas, o pagamento de Gratificação por Atividade de Risco (GAR) e melhoria salarial dos técnicos ambientais para 70 a 85% dos salários dos analistas – valor que hoje está em 43%.

  • Gabriel Tussini

    Estudante de jornalismo na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), redator em ((o))eco e interessado em meio ambiente, política e no que não está nos holofotes ao redor do mundo.

Leia também

Notícias
20 de fevereiro de 2024

Negociação entre governo e servidores ambientais tem avanços, mas segue sem acordo

Equiparação salarial com servidores da Agência Nacional de Águas ainda não foi acatada, mas governo acena com gratificações; nova reunião deve ser em meados de março

Salada Verde
15 de fevereiro de 2024

Nova negociação entre servidores ambientais e governo federal será amanhã

Dirigente sindical diz que assembleias nos estados recusaram última proposta do governo; acordo amanhã será “difícil”, mas servidores esperam “perspectiva para um acordo futuro”

Reportagens
16 de março de 2023

Interesse por mercado de carbono ressuscita conflitos agrários na Amazônia

Em Xapuri (AC) extrativistas são intimados a deixar área cobiçada por fazendeiro para investir em crédito de carbono. Região protagonizou "empates" liderados por Chico Mendes na década de 1980

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Comentários 1

  1. GASPAR DA SILVA ALENCAR diz:

    Eu, apoio a manifestação e porque não podemos viver ao sabor das ondas de governanças!