Salada Verde

Nova negociação entre servidores ambientais e governo federal será amanhã

Dirigente sindical diz que assembleias nos estados recusaram última proposta do governo; acordo amanhã será “difícil”, mas servidores esperam “perspectiva para um acordo futuro”

Gabriel Tussini ·
15 de fevereiro de 2024
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

Está marcada para amanhã (16), às 10h, em Brasília, a próxima reunião da mesa de negociação entre servidores ambientais federais e o Ministério da Gestão. Após a última proposta do governo, apresentada no dia 1º deste mês, ter sido considerada “muito aquém”, o presidente da Associação Nacional dos Servidores da Carreira de Especialista em Meio Ambiente (ASCEMA Nacional), Cleberson Zavaski, disse a ((o))eco que “as reivindicações continuam, os servidores vão deixar isso muito claro na mesa de negociação”. Será a terceira reunião entre governo e servidores ambientais, com a primeira tendo acontecido ainda em outubro.

Atualmente, os servidores da categoria, espalhados entre Ibama, ICMBio, Serviço Florestal Brasileiro e Ministério do Meio Ambiente, estão em estado de mobilização, realizando trabalho burocrático e deixando de lado ações externas, como fiscalizações em unidades de conservação e vistorias para concessão de licenças. A maior reivindicação é por uma reestruturação da carreira, com equiparação aos salários da Agência Nacional de Águas (ANA), passando do atual valor inicial de R$ 8.817,72 para R$ 15.058,12. “Na contraproposta apresentada [pelo governo] não foi, de fato, levada em consideração a reivindicação central dos servidores pela valorização, pela reestruturação de carreira”, criticou Zavaski.

Segundo o dirigente sindical, a categoria seguirá firme em suas posições para a próxima reunião, e que a categoria espera que o governo “possa ter sensibilidade diante das reivindicações, sabendo que a contraproposta apresentada está muito aquém do que foi reivindicado [em outubro]”. “O que a gente vai levar lá é uma posição de todas as assembleias realizadas até agora, em todos os estados, que refutam a contraproposta que o governo fez. [Os servidores] não aceitam recuar nas reivindicações”, frisou. Para Zavaski, “dificilmente” a reunião de amanhã terminará em acordo, mas a categoria espera que haja “perspectiva” para um acordo futuro”.

Para Zavaski, “a contraproposta não apresentou, realmente, nada que pudesse avançar numa negociação mais detalhada. Então a gente espera que tenham, sim, a sensibilidade de realmente analisar a proposta inicialmente apresentada em outubro e pontuar o que é possível e o que não é”, reforçou. “Vamos ratificar o que é central para nós, diante da contraproposta do governo, na nossa avaliação, ponto a ponto, e reforçar que nós queremos sim a negociação, mas esperamos que o governo apresente, de fato, uma proposta coerente, condizente, inclusive com o discurso político feito pelo presidente Lula, pela ministra Marina Silva, e todos aqueles que estão representando o Brasil aqui no país e mundo afora também, nos eventos internacionais, nas agendas internacionais, onde a pauta ambiental é tida como uma das centrais no discurso do governo”, resumiu.

Assim como no início do mês, uma manifestação de servidores em prol da reestruturação da carreira está marcada para logo antes da negociação com o governo. O ato iniciará sua concentração às 9h, em frente ao prédio do Ministério do Meio Ambiente, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília.

  • Gabriel Tussini

    Estudante de jornalismo na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), redator em ((o))eco e interessado em meio ambiente, política e no que não está nos holofotes ao redor do mundo.

Leia também

Notícias
1 de fevereiro de 2024

Governo faz proposta “muito aquém” e servidores ambientais seguem em mobilização

Após reunião realizada na tarde desta quinta-feira (1), no Ministério da Gestão, um acordo entre governo e servidores ainda está distante; fiscalizações ambientais continuarão reduzidas

Salada Verde
26 de janeiro de 2024

Às vésperas de negociações com servidores, Ministérios da Gestão e Meio Ambiente se reúnem

Ministras Esther Dweck e Marina Silva debateram ontem, junto a representantes do Ibama e do ICMBio, as demandas da categoria; sindicato e Gestão negociam na próxima quinta (1)

Notícias
7 de fevereiro de 2024

Licenças concedidas pelo Ibama sofrem queda de 65% em meio a mobilização de servidores

Categoria cobra do governo valorização salarial e paralisa parte das atividades; número deve cair ainda mais, já que licenças concedidas foram analisadas ainda em 2023

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Comentários 1

  1. Marcelo Barbosa Eduardo diz: