Não avança um dos temas desta COP, que seria a criação de um novo mecanismo de financiamento exclusivo para países que vão desaparecer com a elevação do nível do mar. Para eles, não há adaptação que dê jeito. Pagar para que essas nações possam reparar os danos causados e possam reconstruir suas vidas de outra forma se enquadra na definição de perdas e danos. O termo entrou definitivamente nas negociações da COP, mas parece que enfrentará mais algumas rodadas de negociações que se arrastarão por mais uma ou duas COPs, até sair algo mais concreto.
A principal controvérsia é sobre quem vai pagar a conta e qual o tamanho dela. Direto da COP, a nossa enviada especial Cristiane Prizibisczki e Claudio Angelo, coordenador de Comunicação do Observatório do Clima, comentam sobre o assunto e outros no 6ª dia de conferência. Ouça:
Leia também

Mostra exibe gratuitamente filmes com temática socioambiental em São Paulo
Mostra Ecofalante de Cinema vai até o dia 14, e exibe produções sobre luta indígena, racismo ambiental e mulheres na ciência; evento conta com debates e até realidade virtual →

Amazônia registra recorde de queimadas no mês de maio
Número de focos de incêndio é o segundo maior em 18 anos, só perdendo para 2022. Norte da Amazônia já começa a sentir efeitos do El Niño →

“Política não é uma ciência exata”, diz Lula sobre votação no Congresso que esvaziou ministérios
Presidente minimizou votação polêmica da MP 1154. Entidades e políticos criticaram esvaziamento do MMA e ministério dos Povos Indígenas →
É colhido mais cedo e exige mais herbicidas. Só bobo pra acreditar num semi artigo desse.
BRASIL , MAIOR PRODITOR DE CELULOSE, COM APENAS 0,5% DE SEU TERRITÓRIO EM EUCALIPTO.KE
Será lobby das madeireiras candadenses?
Lá, derrubam de verdade ,o dobro do que “queimam” na Amazônia.
Arvores da Amazônia como pau de balsa, pouco pesquisados, crescem em 2,5 a 3 anos, muito mais q eucalipto. NEM POR ISTO, A AMAZÔNIA SECA…
Se os motivos apresentados pela turma da campanha, porque nada foi colocado sobre sequestro de carbono, provenientes dessas áreas plantadas?
Esse movimento deveria estudar mais sobre cultura de Eucalipto.
Conseguiu vitoria porque comprou , mais uma vez, parte do legislativo. Inocência seria acreditar que
os legisladores votaram a favor do ladrão condenado, por patriotismo ou bem do Brasil. Puro intere$$e particular. Como patrocina ONG$.