Notícias

CEEE Equatorial terá que isolar fios da rede elétrica para proteger bugios, decide Justiça

Juiz acatou pedido do MP e concessionária de energia que atua na Região Metropolitana de Porto Alegre (RS) terá que adequar o serviço para evitar morte de bugios

Sílvia Marcuzzo ·
22 de fevereiro de 2024

Depois de três bugios morrerem eletrocutados na Região Metropolitana de Porto Alegre, a Justiça acatou o pedido do Ministério Público do Rio Grande do Sul e determinou a adoção de medidas para a mitigação dos danos à espécie, uma das 25 mais ameaçadas do mundo. A decisão, de caráter liminar (provisório), foi determinada pelo juiz Lucas Maltez Kachny, da 3ª Vara Cível do Foro Central da Comarca de Porto Alegre. Cabe recurso. 

Os animais mortos estavam em áreas próximas de unidades de conservação em Porto Alegre e Viamão. Outros 18 estão sob cuidados médicos por tempo indeterminado.

A decisão foi proferida na quarta-feira (21) e acatou parcialmente a antecipação de tutela requerida pela ação civil pública do Ministério Público do Rio Grande do Sul. De acordo com o Judiciário, a CEEE Equatorial precisará implantar o Plano de Ação Preventiva de Acidentes de Bugios por Eletrocussão e garantir a manutenção periódica do isolamento de fios e prevenção de acidentes com esses animais. O juiz determinou que a empresa informe, em até 48 horas, a contar da comunicação do acidente de eletrocussão de bugios, aos canais de comunicação do consumidor da CEEE, aos órgãos ambientais ou ao Ministério Público.

A empresa também terá que designar e contratar serviço médico-veterinário capacitado para tratamento e custeio para eventuais lesões causadas aos bugios devido a choques elétricos.

A sentença define ainda a necessidade da empresa efetuar a poda do local em que houve acidente envolvendo os animais, a fim de evitar novos danos à fauna. 

Em contato com a concessionária, a assessoria de imprensa da CEEE Equatorial informou que ainda não foi formalmente informada sobre a decisão judicial e que, assim que tomar conhecimento, “exercerá sua defesa de forma ampla, como lhe faculta a legislação”.

  • Sílvia Marcuzzo

    Jornalista, facilitadora de grupos, consultora em comunicação, editora e produtora de conteúdos de publicações impressas e digitais.

Leia também

Reportagens
20 de fevereiro de 2024

MP entra na Justiça após três bugios morrerem eletrocutados na Região Metropolitana de Porto Alegre

Em apenas nove dias, três bugios morreram em contato com a rede elétrica. Dezoito estão sob cuidados médicos por tempo indeterminado. MPRS pede custeio do tratamento

Salada Verde
1 de fevereiro de 2024

Mais 500 hectares perdidos na Mata Atlântica e no Pampa gaúchos

Primeira fase de operação contra desmatamento já autuou 19 proprietários rurais, notificou uma dezena e investiga outros 42

Reportagens
24 de janeiro de 2024

Obra contra seca teria facilitado a caça de cervos ameaçados no RS

População da espécie vem encolhendo em áreas protegidas vizinhas de Porto Alegre, afirma entidade conservacionista

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Comentários 1

  1. Asafe Guardião Florestal diz:

    Excelente decisão e também menos oneroso. Em tempo de pós capitalismo e pós modernismo, precisamos nos atualizar. O negocio é ser oequeno do Autor: Ernst Friedrich Schumacher.