Notícias

Deputados aprovam projeto que libera uso de áreas protegidas no Pantanal mato-grossense

Proposta permite criação de gado, restauração de pastagem nativa, ecoturismo e turismo rural em áreas de preservação permanente. Comunidades tradicionais denunciam ausência de consulta pública

Michael Esquer ·
12 de julho de 2022 · 2 anos atrás

Os deputados da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) aprovaram, nesta terça-feira (12), o Projeto de Lei (PL) nº 561/2022 que altera e flexibiliza a Lei nº 8.830/2008 – também conhecida como a Lei do Pantanal. Entre as mudanças estão, por exemplo, a permissão para pecuária extensiva, restauração de pastagem nativa, ecoturismo e turismo rural em áreas protegidas do bioma. Além disso, o projeto permite o uso de forma intensiva ou em larga escala das áreas de preservação permanente (APPs) e autoriza atividades de “interesse social” na planície alagável da Bacia do Alto Paraguai (BAP) em território mato-grossense. 

De autoria da presidência da Comissão de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Minerais da ALMT, o PL nº 561/2022 também permitia a instalação de obras e empreendimentos de infraestrutura e abastecimento para atividades de turismo e pecuária extensiva. Após cobrança de ambientalistas, uma emenda, da própria comissão, substituiu a permissão para “instalação de obras e atividades de utilidade pública, interesse social e aquelas com finalidade de permitir ações preventivas e de combate a incêndios florestais”. 

Em carta publicada no mês passado, um dia antes da aprovação do projeto em 1ª votação, mais de 40 organizações da sociedade civil e representantes de comunidades tradicionais pantaneiras denunciaram “atropelos” na discussão e ausência de consulta às comunidades tradicionais que poderiam ser afetadas com o PL. O documento também apontou como insuficiente a fundamentação científica da matéria, uma vez que não aborda com profundidade os impactos, os danos e a afetação climática que as alterações na Lei do Pantanal podem acarretar ao bioma. 

Comunidades pantaneiras protestaram contra o PL durante a votação. Foto: Instituto Gaia

Com o coro “Pantanal por inteiro e não pela metade”, representantes de mais de dez comunidades pantaneiras também acompanharam a sessão ordinária desta manhã para protestar contra o PL. Novamente, os moradores do bioma denunciaram a ausência de consulta pública, conforme prevê a Convenção 169 da Organização Internacional do Trabalho (OIT).

“O projeto de lei 561 da forma como veio, utilizando o argumento de que tinha o objetivo de assegurar a sustentabilidade da pecuária extensiva, traz uma série de erros e riscos à proteção do Pantanal. Eu apresentei 12 emendas ao projeto para garantir segurança jurídica, para garantir a sustentabilidade da pecuária extensiva e para proteger o Pantanal […] Como as duas comissões analisaram e deram pareceres contrários relâmpago as emendas que eu apresentei, eu quero requerer destaque  na votação de cada uma delas”, disse durante a sessão ordinária o deputado estadual Lúdio Cabral (PT-MT), único a votar contra o projeto na primeira votação. Nesta terça-feira (12), o voto contrário do parlamentar na segunda votação também foi acompanhado pelo deputado Valdir Barranco (PT-MT).  

O presidente da Comissão de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Minerais da ALMT, Carlos Avallone (PSDB-MT), por sua vez, disse que o PL discute apenas a pecuária extensiva, ecoturismo e turismo rural no bioma. Para Avalone, o projeto tem o objetivo de conduzir o pantaneiro de volta às atividades propostas na matéria. 

“Se vocês quiserem discutir hidrovia, se quiserem discutir PCHs [Pequenas Centrais Hidrelétricas] e hidrelétricas no planalto, a Comissão do Meio Ambiente está pronta para discutir, é só apresentar a proposta, é só abrir a discussão. Na 561, nós estamos discutindo a volta do pantaneiro para a pecuária extensiva e o ecoturismo e o turismo rural, só isso. Eu tenho certeza que aqui estão os grandes apaixonados pelo Pantanal e aqui estão as pessoas que querem defender o Pantanal”, disse Avallone durante a sessão. 

Tramitação acelerada 

O PL nº 561/2022 foi apresentado à ALMT no dia 1º de junho. Sete dias depois, a proposta foi dispensada de pauta – condição de tramitação acelerada que reduz de tempo indeterminado para no máximo três meses a aprovação pela Casa de Leis e sanção pelo governador. Novamente, uma semana depois, a proposta foi apensada ao PL nº 03/2022 – projeto que também altera dispositivos da Lei do Pantanal –, que está em tramitação mais avançada no plenário. A proposta, no entanto, foi desapensada, no dia 22 de junho, e retornou à tramitação própria. 

No dia 29 de junho, a matéria foi aprovada em primeira votação. Na última semana, o PL seguiu para a segunda votação, mas foi adiado, após pedido de vista do deputado Lúdio Cabral (PT-MT), que também apresentou 12 emendas à proposta – fruto de discussões realizadas, sobretudo, em audiência pública, convocada pelo parlamentar no dia 30 de junho

Todas as proposições, porém, foram rejeitadas tanto pela Comissão de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Minerais quanto pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação da ALMT e, nesta terça, também pelo plenário da ALMT, após o pedido de Lúdio para que as emendas fossem votadas em destaque. 

Desde o início da tramitação, o PL recebeu 16 emendas, das quais apenas três foram acatadas pelas comissões da ALMT, sendo duas de autoria da própria Comissão de Meio Ambiente e Recursos Hídricos. Com a aprovação do PL nesta terça-feira (12), o projeto segue para a sanção do governador do Estado, Mauro Mendes (União Brasil-MT).

  • Michael Esquer

    Jornalista pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), com passagem pela Universidade Distrital Francisco José de Caldas, na Colômbia, tem interesse na temática socioambiental e direitos humanos

Leia também

Reportagens
7 de julho de 2022

Texto atual do Estatuto do Pantanal é insuficiente para proteger o bioma

Em tramitação no Senado, proposta defende exploração sustentável, mas não indica restrições ao uso do bioma. Especialistas apontam necessidades de aprimoramentos no projeto

Notícias
28 de junho de 2022

Organizações denunciam tramitação antidemocrática de PL que flexibiliza Lei do Pantanal em MT

Mais de 40 entidades apontam que o projeto possui vício na tramitação e não escutou comunidades tradicionais afetadas. Proposta deve ser votada nesta quarta-feira (29)

Salada Verde
22 de junho de 2022

Votação do projeto que flexibiliza proteção no Pantanal é adiada após pedido de vista

Parlamentares disseram que o PL, que altera Lei do Pantanal, não segue recomendações da Embrapa. Votação pode ser retomada na próxima semana

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.