Notícias

Desmatamento cai em março, mas acumulado do ano ainda é de alta

Dados do Boletim do Desmatamento do Imazon apresenta queda de 77% do desmatamento em março. No acumulado do ano, tendência contínua para cima

Daniele Bragança ·
26 de abril de 2019 · 5 anos atrás
Desmatamento ilegal em Roraima. Foto: Ibama.

O desmatamento na Amazônia diminuiu 77% em março, em comparação ao mesmo mês de 2018. Foram desmatados 67 quilômetros quadrados de florestas, contra 288 km² registrados no ano passado. É a segunda redução consecutiva da taxa, embora o respiro seja pontual: no acumulado do ano, de agosto de 2018 a março de 2019, o desmatamento continua em trajetória ascendente.

Os dados são do Boletim do Desmatamento (SAD), do Imazon, organização da sociedade civil que realiza o monitoramento independente do desmatamento e degradação do maior bioma do país.

A taxa acumulado do ano registrou um aumento de 24% do desmatamento, em relação a agosto de 2017 a março de 2018. O desmatamento é contado de agosto de um ano a julho do ano seguinte.

Campeões de desmatamento

Mato Grosso liderou o ranking de estado que mais desmatou, sendo responsável por 37% do desmate ocorrido no período, seguido de Roraima (21%), Amazonas (18%), Rondônia (18%), Pará (4%) e Acre (2%).

No ranking das 10 unidades de conservação mais desmatadas em março, seis estão localizadas em Rondônia, incluindo a Floresta Nacional do Jamari, que teve operação do Ibama desautorizada pelo presidente da República, Jair Bolsonaro, após políticos do estado reclamarem que o órgão estava queimando tratores flagrados desmatando dentro da área protegida.

As unidades de conservação localizadas em Rondônia que mais sofreram com a perda de florestas são: floresta extrativista (Florex) Rio Preto-Jacundá, reserva extrativista (Resex) Rio Preto Jacundá, Resex Jaci Paraná, Parque Estadual (PES) de Guajará-Mirim, Floresta Estadual de Rendimento Sustentado (Florsu) Periquito, Floresta Nacional (Flona) do Jamari.

 

Saiba Mais

SAD – Março 2019

Leia Também 

Desmatamento na Amazônia diminuiu em fevereiro, diz Imazon

Bolsonaro desautoriza operação do Ibama em UC desmatada

O que é grilagem e o que ela tem a ver com o desmatamento na Amazônia

 

 

 

 

 

 

 

 

  • Daniele Bragança

    Repórter e editora do site ((o))eco, especializada na cobertura de legislação e política ambiental.

Leia também

Salada Verde
6 de agosto de 2017

O que é grilagem e o que ela tem a ver com o desmatamento na Amazônia

O que a Lei 13.365, a chamada Lei da Grilagem, tem a ver com a derrubada da Amazônia? E por que esse assunto voltou ao noticiário? Entenda neste vídeo do Observatório do Clima

Notícias
14 de abril de 2019

Bolsonaro desautoriza operação do Ibama em UC desmatada

Presidente critica queimas de caminhões e tratores usados para desmatar ilegalmente a área protegida. Procedimento é regulamentado por decreto

Notícias
27 de março de 2019

Desmatamento na Amazônia diminuiu em fevereiro, diz Imazon

Foram detectados 93 quilômetros quadrados de corte raso na Amazônia Legal, uma redução de 57% em relação ao mesmo período no ano passado

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Comentários 1

  1. George diz:

    Em março choveu. Janeiro e fevereiro foram secos.