Notícias

Desmatamento na Amazônia cai 63% no primeiro bimestre de 2024

O valor registrado é o menor dos últimos seis anos, mostra Imazon. Resultado é bom, mas esforços precisam aumentar, dizem pesquisadores do Instituto

Cristiane Prizibisczki ·
18 de março de 2024

Pelo 11º mês consecutivo, o desmatamento na Amazônia registrou queda. Em fevereiro, o Sistema de Alerta de Desmatamento (SAD), do Imazon, detectou 114 km² de destruição, uma redução de 64% em relação ao mesmo mês do ano anterior. De acordo com dados divulgados nesta segunda-feira (18), com a queda em fevereiro, o bioma fechou o 1º bimestre do ano com números também em baixa.

Entre janeiro e fevereiro, a Amazônia perdeu 195 km² de florestas, 63% a menos do que nos mesmos meses de 2023, quando foram derrubados 523 km². A área destruída é equivalente à capital do estado de Sergipe, Aracaju.

No período, apenas o Maranhão apresentou alta na destruição. Os outros oito estados que compõem a Amazônia Legal apresentaram quedas expressivas no bimestre, sendo que Amapá, Tocantins e Acre conseguiram registrar 100% de redução, em comparação com o mesmo período do ano anterior.

Apesar da queda, os números precisam ser analisados com cuidado, dizem os pesquisadores do Imazon. Isso porque a cifra registrada no 1º bimestre deste ano está entre os mais altos da série histórica do SAD. 

Em 17 anos de medições, apenas em oito deles o desmatamento em janeiro e fevereiro superou os 150 km² de derrubadas, sendo 2024 um destes anos de alta.

“Esses dados mostram que ainda temos um grande desafio pela frente. Atingir a meta de desmatamento zero prometida para 2030 é extremamente necessário para combater as mudanças climáticas”, afirma Larissa Amorim, pesquisadora do Imazon.

Segundo ela, o governo federal deveria agilizar os processos de demarcação de terras indígenas e quilombolas, bem como acelerar os procedimentos de criação de unidades de conservação.

Fonte: SAD/Imazon

Desmatamento nos estados

No primeiro bimestre de 2024, o estado que mais desmatou foi o Mato Grosso, com 32% do total registrado. Segundo o Imazon, nesta unidade da federação, o desmatamento ocorre principalmente por causa da expansão agropecuária.

O segundo estado que mais desmatou foi Roraima, com 30% do total. Por lá, o problema é o avanço da derrubada em territórios indígenas. Em janeiro, por exemplo, cinco das 10 Terras Indígenas mais desmatadas ficavam em Roraima.

O terceiro no ranking de maiores desmatadores do bimestre foi o Amazonas, com 16% do total. Neste estado, os municípios da região Sul têm sido os mais críticos, junto com a expansão do desmatamento nos assentamentos.

Em fevereiro, os três primeiros lugares na lista de destruição em assentamentos estavam no Amazonas: Projeto de Assentamento (PA) Rio Juma, PA Acari e Projeto de Assentamento Agroextrativista (PAE) Lago do Acará.

  • Cristiane Prizibisczki

    Cristiane Prizibisczki é Alumni do Wolfson College – Universidade de Cambridge (Reino Unido), onde participou do Press Fellow...

Leia também

Salada Verde
22 de janeiro de 2024

Desmate em áreas protegidas na Amazônia cai quatro vezes

Unidades de conservação e terras indígenas perderam 386 km² no ano anterior, contra 1.431 km² em 2022

Notícias
7 de agosto de 2023

Com medidas de Lula, taxa anual do desmatamento na Amazônia cai 40%

Números são do programa SAD, do Imazon. Do total perdido no período analisado, 62% vêm como “herança” do governo de Jair Bolsonaro

Salada Verde
15 de março de 2024

MPF desmente notícia falsa sobre direito ao retorno de invasores a terra indígena no Pará

Falso juiz reuniu população em ginásio e espalhou a mentira; Polícia Federal foi acionada para apurar a situação, que gerou “tensão” entre indígenas e não-indígenas

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.