Salada Verde

MPF desmente notícia falsa sobre direito ao retorno de invasores a terra indígena no Pará

Falso juiz reuniu população em ginásio e espalhou a mentira; Polícia Federal foi acionada para apurar a situação, que gerou “tensão” entre indígenas e não-indígenas

Gabriel Tussini ·
15 de março de 2024
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

O Ministério Público Federal desmentiu, nesta sexta (15), a notícia falsa de que invasores expulsos da Terra Indígena Alto Rio Guamá, no nordeste do Pará, poderiam retornar à área. O órgão anunciou ainda ter acionado a Polícia Federal para apurar os responsáveis pela mentira. No último sábado (9), um falso juiz que se identificava como “Dr. Sampaio” reuniu uma multidão no ginásio da Escola Municipal Professor Gilvando Nascimento, em Nova Esperança do Piriá (PA), e afirmou aos presentes que eles teriam “direito” ao retorno.

Segundo o comunicado do MPF, as denúncias encaminhadas ao órgão afirmam que a disseminação dessas mentiras pelas redes sociais “estão criando tensão entre não indígenas e indígenas, gerando risco de conflitos”. A decisão de desintrusão da terra indígena é definitiva, não cabendo mais qualquer recurso. A operação foi conduzida pelo governo federal em maio do ano passado, com a saída voluntária dos invasores.

Segundo nota da juíza Silvia Clemente Silva Ataíde, titular da Comarca de Garrafão do Norte (PA), embora não se tenha maiores informações sobre a identidade do autointitulado “Dr. Sampaio”, é possível afirmar que ele não tem vínculo com a Justiça Estadual ou Federal, como alega ter. Ataíde reforçou ainda que a Comarca, que também abrange a cidade de Nova Esperança do Piriá, não tem qualquer relação com o evento organizado pelo falso juiz, e que não há qualquer alteração na situação da desocupação da terra indígena.

  • Gabriel Tussini

    Estudante de jornalismo na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), redator em ((o))eco e interessado em meio ambiente, política e no que não está nos holofotes ao redor do mundo.

Leia também

Notícias
2 de maio de 2023

Governo começa a retirar invasores de Terra Indígena no nordeste do Pará

Cerca de 1,6 mil não indígenas vivem ilegalmente dentro da TI Alto Rio Guamá. Originários denunciam extração ilegal de madeira, poluição de rios e tráfico de drogas

Reportagens
5 de fevereiro de 2014

Disputa por Terras Indígenas aumenta ameaça ao meio ambiente

Do Amazonas ao Rio Grande do Sul, conflitos podem incentivar o desmatamento, a mineração e a instalação de garimpos nas TIs.

Colunas
21 de agosto de 2013

Só tragédias impulsionarão a resolução de conflitos por terras indígenas?

Após banho de sangue, governo se mobilizar para resolver disputa de terras e garantir o direito do índio à terra. É preciso mortes para agir?

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.