Notícias

Em um ano, garimpo destruiu 1.400 hectares de floresta em três terras indígenas da Amazônia

Levantamento feito pelo Greenpeace mostra que atividade permaneceu em expansão nos territórios Yanomami, Kayapó e Munduruku em 2023

Cristiane Prizibisczki ·
11 de março de 2024

Apesar dos esforços do governo federal em combater ilegalidades em Terras Indígenas na Amazônia, com especial atenção ao território Yanomami, o garimpo continua em franca expansão dentro destas áreas. Levantamento divulgado pelo Greenpeace nesta segunda-feira (11) mostrou que, somente em 2023, a atividade destruiu 1.409 hectares de floresta nos territórios Yanomami, Kayapó e Munduruku, o equivalente a quatro campos de futebol por dia.

Segundo a organização, a Terra Indígena mais impactada foi a TI Kayapó, onde o garimpo foi responsável pela abertura de 1.019 hectares de floresta no ano passado. No acumulado até dezembro de 2023, o território tem mais de 15,4 mil hectares de áreas de garimpo.

A atividade, de acordo com análises da organização, está concentrada na parte leste e nordeste do território e se sobrepõe a pelo menos quatro aldeias do povo Kayapó.

A segunda TI mais impactada no acumulado é o território do povo Munduruku, onde o garimpo foi responsável pela abertura de 7 mil hectares de florestas, sendo que 5,6 mil hectares foram destruídos nos últimos cinco anos – entre 2019 e 2023. No território deste povo, os garimpos estão adjacentes a pelo menos 15 aldeias. 

“Temos lido e ouvido bastante sobre os esforços do governo para combater o garimpo ilegal na TI Yanomami. Porém, precisamos lembrar que os territórios dos povos Kayapó e Munduruku, no Pará, têm sido muito prejudicados e é preciso reforçar as operações e trabalhos de fiscalização por ali também. Não basta só a vontade política”, afirma Jorge Eduardo Dantas, porta-voz do Greenpeace no Brasil.

A terceira TI mais impactada pelo garimpo na Amazônia é a TI Yanomami, que acumulava, até dezembro de 2023, 3.892 hectares de áreas abertas para a atividade. No ano passado, apesar das ações de fiscalização do governo, 239 hectares foram abertos para o garimpo no território Yanomami. 

Os dados do Greenpeace mostram que a abertura de novas áreas na TI Yanomami no ano passado teve um pico em janeiro, seguida por uma queda drástica em fevereiro, logo após o governo federal decretar situação de emergência nacional no território (em 20 de janeiro de 2023). Em março, houve outro pico de novas áreas de garimpo, e mais outro em outubro.

De acordo com o MapBiomas, 92% dos garimpos ilegais no Brasil estão na Amazônia. Somados, apenas os três territórios estudados pelo Greenpeace  apresentam uma área de 26,4 mil hectares – o equivalente à capital de Alagoas, Maceió – ocupados por garimpos.

“Os dados comprovam que os esforços de combate e fiscalização nestes territórios ainda são insuficientes, o que exige medidas urgentes e ações direcionadas dos governos para não apenas diminuir, mas acabar com a atividade garimpeira em terras indígenas, proibida por lei. Cada hora que passa com os garimpeiros dentro dos territórios indígenas significa mais pessoas ameaçadas, uma porção de rio destruído e mais biodiversidade perdida”, disse a organização, em nota.

  • Cristiane Prizibisczki

    Cristiane Prizibisczki é Alumni do Wolfson College – Universidade de Cambridge (Reino Unido), onde participou do Press Fellow...

Leia também

Reportagens
3 de fevereiro de 2023

Mineração em terras indígenas da Amazônia aumentou 1.217% nos últimos 35 anos

Os dados são de um estudo feito por pesquisadores do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e da Universidade do Sul do Alabama, dos Estados Unidos. Os resultados do trabalho foram publicados na revista Remote Sensing

Notícias
7 de junho de 2023

Documentário “Escute: a terra foi rasgada” mostra a luta indígena contra o garimpo ilegal na Amazônia

Longa retrata pensamento e cultura dos povos Yanomami, Munduruku e Kaiapó e a aliança histórica dos três povos na defesa de seus territórios

Reportagens
30 de novembro de 2022

Promessa de Lula, combate ao garimpo se mostra desafio na Amazônia

Destruição de balsa na região do Médio Juruá, no Amazonas, mostra avanço da mineração ilegal nas regiões intocadas da floresta

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.