Notícias

Ex-superintendente do Ibama no Acre é preso por esquema de grilagem

Carlos Francisco Augusto Gadelha foi um dos quatro superintendentes que declararam apoio a Bolsonaro, assinando carta acusando o órgão ambiental de aparelhamento

Sabrina Rodrigues ·
9 de maio de 2019 · 5 anos atrás
Os agentes da Polícia Federal apreenderam aproximadamente R$ 800 mil durante a Operação Ojura, realizada na quarta-feira (08), em três estados (AC, AM e MG). Foto: Polícia Federal/Divulgação.

O ex-superintendente do Ibama no Acre, Carlos Francisco Augusto Gadelha, foi preso na quarta-feira (08) pela Polícia Federal, por fazer parte de um grupo criminoso acusado de ser responsável por extensos desmatamentos no sul do Amazonas, lavagem de dinheiro e corrupção. O esquema envolvia desde servidores públicos, policiais militares lotados na cidade de Boca do Acre (AM) e grandes pecuaristas da região sul do estado do Amazonas.

O esquema funcionava da seguinte forma: os servidores recebiam vantagens para facilitar a vida dos pecuaristas da região, como deixar de lavrar os autos de infração por desmatamento. Ao invés disso, os servidores multavam “laranjas” no lugar dos verdadeiros infratores. Além disso, informações privilegiadas eram repassadas como datas e locais onde ocorreriam as fiscalizações.

A prisão de Carlos Gadelha ocorre duas semanas depois de outro superintendente do Ibama ser preso pela Polícia Federal. O ex-superintendente do Ibama no Amazonas, José Leland Juvêncio Barroso, foi preso no dia 25/04, em operação conjunta entre PF e Ministério Público (MP) para desarticular um esquema de corrupção responsável por extração ilegal de madeira na floresta amazônica.

Os dois ex-superintendente assinaram carta endereçada a Jair Bolsonaro, em novembro de 2018, acusando o Ibama de estar aparelhado pela esquerda. O documento, de 29 páginas, expôs as divergências entre os superintendentes, nomeados pelo Ministro do Meio Ambiente, e os diretores técnicos. Segundo os superintendentes que assinaram a carta, a presidência do Ibama centralizava as decisões à revelia da vontade dos superintendentes. Os superintendentes queriam mais poder para definir estratégias regionalmente.

Operação Ojura

A operação desencadeada na quarta (08)  envolveu aproximadamente 180 policiais em três estados (AC, AM e MG), que cumpriram 18 mandados de prisão, 36 mandados de busca e outras medidas cautelares.

A ação rendeu a apreensão de 11 automóveis (carros e camionetes); 1 caminhão; 11 tratores; 1 aeronave monomotor; 10 armas de fogo (7 pistolas/revólveres e 3 espingardas); R$ 800 mil (aproximadamente); 8.700 cabeças de gado; e diversos aparelhos de telefone celular, mídias e documentos. Além disso, foram 36 mandados de buscas cumpridos e 17 prisões efetuadas.

Batizada pelo nome Ojuara — em referência a um livro que narra a vida de um indivíduo que teria desafiado o Diabo –, a operação faz referência ao codinome de um dos investigados.

 

Leia Também

Ex-superintendente do Ibama é preso pela Polícia Federal

Cartas expõem racha no Ibama na Amazônia

Polícia Federal desmantela esquema de corrupção no IBAMA

 

 

  • Sabrina Rodrigues

    Repórter especializada na cobertura diária de política ambiental. Escreveu para o site ((o)) eco de 2015 a 2020.

Leia também

Notícias
3 de dezembro de 2014

Polícia Federal desmantela esquema de corrupção no IBAMA

A operação cumpriu 23 mandados de prisão que incluíam funcionários do próprio IBAMA e da Secretaria de Meio Ambiente do Maranhão.

Notícias
16 de dezembro de 2018

Cartas expõem racha no Ibama na Amazônia

Após o segundo turno, superintendentes enviaram carta ao presidente eleito. Em resposta, servidor escreveu que iniciativa é política e aumenta o risco de ações de fiscalização na Amazônia

Notícias
25 de abril de 2019

Ex-superintendente do Ibama é preso pela Polícia Federal

Operação Arquimedes começou, no início da manhã desta quinta-feira (25), a desarticular um esquema de corrupção envolvendo extração ilegal de madeira na floresta amazônica

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Comentários 2

  1. Paulo diz:

    No Brasil, seria mais fácil e rápido cadastrar os honestos …


  2. Paulo diz:

    Aparelhamento de quem mesmo!