Pelo menos 23 mandados de prisão, sendo duas preventivas e 21 temporárias, além de mandados de busca e apreensão foram cumpridos ontem pela Polícia Federal para desmantelar um esquema de corrupção que envolvia servidores do IBAMA e da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais do Maranhão (SEMA).
A operação da PF foi chamada de Ferro e Fogo, em homenagem ao livro homônimo do pesquisador Warren Dean, que narra as formas de destruição da floresta brasileira.
A quadrilha favorecia empresários com o repasse de informações privilegiadas de fiscalização dos órgão ambientais, simplificação de processos burocráticos e fraude em processos ambientais. Os servidores atuavam entre os municípios de São Luis e Imperatriz, no Maranhão.
De acordo com a Polícia Federal, as investigações que culminaram na prisão dos envolvidos tiveram inicio em setembro do ano passado, após o próprio IBAMA apontar que alguns de seus servidores estariam envolvidos em atividades ilícitas. Entre os envolvidos estão 15 servidores do IBAMA, um servidor e dois ex-superintendentes adjuntos da SEMA.
Ainda de acordo com a PF, os investigados por atos de corrupção responderão pelos crimes de associação criminosa, concussão, corrupção passiva e ativa, prevaricação, advocacia administrativa e violação de sigilo funcional, cujas penas, somadas, podem chegar a 25 anos de reclusão.
Leia Também
Corte na corrupção
Um dia a casa cai
Ibama apreende xaxim ilegal em SC
Leia também

Um caminho (e um sonho) para unir a América
A construção de uma trilha pan-americana que conecte caminhos do Alasca à Patagônia parece um sonho distante, mas já há sonhadores dispostos a montar esse quebra-cabeça →

São Paulo registra duas décadas de poluição do ar acima do recomendado pela OMS
Em alguns pontos da cidade, concentração de poluentes foi quatro vezes maior do que o indicado, mostra estudo. Poluição mata 7 milhões de pessoas por ano no mundo →

Conexão de trilhas e pessoas embala 1º Congresso Brasileiro de Trilhas
Evento que começou nesta quarta (25) e se estende até domingo, em Goiânia, conta com mais de 1.500 inscritos para discutir e fomentar a implementação de trilhas no Brasil →