Até as árvores do bosque dos Constituintes já sabiam que o governo pretendia tirar da gaveta a ampliação de pelo menos duas unidades de conservação: o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros e a Estação Ecológica do Taim. É a tradição do Dia Mundial do Meio Ambiente. Mas o pacote de bondades não parou por aí: o governo acrescentou mais uma área protegida que teve seu tamanho aumentando: a Reserva Biológica União, e criou um novo Parque Nacional, o dos Campos Ferruginosos, no Pará.
A mais nova unidade de conservação do país tem 79.029 hectares e fica numa parte sensível do Pará, entre os municípios de Canaã de Carajás (82,9%) e Parauapebas (17,1%). O parque fica bem ao lado Floresta Nacional de Carajás, região conhecida por conter umas das maiores reservas minerais do planeta.
O parque protege uma vegetação de campos rupestres conhecidos como ferruginosos, daí o nome da unidade, um tipo raro de ecossistema associado aos afloramentos rochosos ricos em ferro. O parque abriga cavernas e ambientes aquáticos. A mineradora Vale, como parte de condicionante para receber a Licença de Instalação (LI), investirá na estruturação do parque.
Veadeiros
A aguardada ampliação do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, que saiu de 65 mil hectares para 240 mil hectares, finalmente foi oficializada. A luta para aumentar o tamanho da Unidade já dura mais de 15 anos.
Segundo o ICMBio, o parque passará a ter duas áreas descontínuas, cortadas pela BR 239 – uma maior, de 222 mil hectares, que engloba a atual poligonal, por onde passa o rio Preto; e outra menor, de 18 mil hectares, que inclui a região do rio dos Macacos.
Além de Alto Paraíso, Cavalcante e Colinas do Sul, que já eram abrangidos pelo parque, os novos limites vão incluir partes dos municípios de Teresina de Goiás, Nova Roma e São João da Aliança.
Taim
Anunciada há dois meses pelo ministro Sarney Filho, a ampliação da Estação Ecológica de Taim foi oficializada nesta segunda-feira. A Esec passa a ter 32,7 mil hectares. Até ontem, a unidade protegia apenas 10,7 mil hectares, entre os municípios de Rio Grande e Santa Vitória do Palmar, no Rio Grande do Sul.
O Taim foi criado em junho de 1979 com a finalidade de preservar um grande viveiro natural de animais e vegetais distribuídos em banhados, campos, lagoas, praias arenosas e dunas litorâneas.
União
Localizada entre os municípios de Rio das Ostras, Casimiro de Abreu e Macaé, no estado do Rio de Janeiro, a Reserva Biológica União teve a área ampliada em 6 mil hectares, passando dos atuais 2,5 mil hectares para 8,6 mil hectares. A Rebio protege uma população endêmica de mico-leão-dourado no local.
Ao todo, o Brasil ganhou hoje 282 mil hectares de áreas protegidas. Isso é metade do que o Congresso conseguiu diminuir ou flexibilizar com a aprovação das Medidas Provisórias 756 e 758, que recortaram quatro Unidades de Conservação, sendo três no Pará e uma em Santa Catarina. As MPs reduziram ou flexibilizaram a proteção de mais de 600 mil hectares na Amazônia. O presidente da República, Michel Temer, ainda não sancionou as medidas aprovadas pelo Congresso.
Leia Também
Dia do Meio Ambiente: pacote incluirá ampliação de Veadeiros e Taim
Goiás quer adiar ampliação do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros por mais seis meses
Chapada dos Veadeiros: a quem pertence essa pérola da biodiversidade?
Leia também
Chapada dos Veadeiros: a quem pertence essa pérola da biodiversidade?
Essa joia está ironicamente localizada em um estado que não a aprecia, não a compreende e, até mesmo, não a merece →
Goiás quer adiar ampliação do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros por mais seis meses
Alegando problemas com posseiros, governador Marconi Perillo (PSDB) pede mais 180 dias de prazo para que governo oficialize novo perímetro. →
Dia do Meio Ambiente: pacote incluirá ampliação de Veadeiros e Taim
Ministério do Meio Ambiente pretende convencer Temer a vetar ao menos a redução do Parque Nacional de São Joaquim, medida aprovada pelo Congresso semana passada →
Muito bom!! Obrigado pelo crédito da fotografia!