O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) publicou no Diário Oficial da União desta terça-feira (17) o registro de 63 novos agrotóxicos. Desde o início do ano foram liberados 353 novas autorizações de agrotóxicos, o equivalente a 1,4 registros por dia.
Dos 63 produtos registrados nesta terça-feira, 15 são extremamente tóxicos à saúde humana (classe I), 10 é altamente tóxico (classe II), 30 são medianamente tóxicos (classe III), 2 são pouco tóxicos (classe IX) e 6 seguem o perfil toxicológico do produto técnico de referência. Em relação aos riscos ao meio ambiente, 3 deles são altamente perigosos ao meio ambiente, 44 são muito perigosos ao meio ambiente e 16 são perigosos ao meio ambiente. Não houve nenhum registro de agrotóxico classificado como pouco tóxico dessa vez.
Com a publicação do ato, esses produtos passam a ter a comercialização permitida no Brasil. Atualmente existem 2.709 produtos agrotóxicos comercializados no país.
Do total liberado nesta terça-feira, dois novos agrotóxicos tem como princípio-base o ingrediente ativo Fluopiram, considerado pelo governo menos tóxicos que a alternativa que estava no mercado. Os dois produtos são fabricados pela Bayer em São Paulo. Um será usado pela indústria e o autorizado para a lavoura é indicado para as culturas de batata, café, cana-de-açúcar e soja.
Para o coordenador-geral de Agrotóxicos e Afins do Ministério da Agricultura, Carlos Venâncio, o produto é eficiente para combater nematoides nas culturas de batata, café, cana, milho e soja e fungos nas culturas de algodão, feijão, e soja. O agrotóxico à base de Fluopiram possui classificação III no Ibama, considerado perigoso ao meio ambiente.
“É uma nova opção para o controle de nematoides, que são pragas muitas vezes invisíveis, mas que podem causar grandes danos à agricultura, além de ser um produto menos tóxico do que os já existentes no mercado”, explica, em nota publicada pelo Ministério da Agricultura.
Saiba Mais
Leia Também
Subsídios para os agrotóxicos podem superar R$ 14,53 bilhões por ano
Governo autoriza 42 novos agrotóxicos e chega a 239 registros no ano
Leia também
Governo autoriza 42 novos agrotóxicos e chega a 239 registros no ano
Dos 42 princípios ativos registrados nesta segunda-feira, 17 são proibidos na União Europeia. Apenas 2 dos 42 novos registros são classificados como pouco tóxicos ao meio ambiente →
Vídeo: Agrotóxicos são seguros? por Mônica Lopes-Ferreira
Pesquisa realizada pelo Centro de Toxinas, Resposta-Imune e Sinalização Celular (CeTICS) indica que não há dose segura para o consumo de agrotóxico →
Subsídios para os agrotóxicos podem superar R$ 14,53 bilhões por ano
Levantamento foi realizado Defensoria Pública de São Paulo. Desde janeiro, 290 novos produtos foram autorizados pelo governo federal →
Quanto mais agro-defensivo, melhor.
Mais concorrência, menores preços para o sofrido produtor, possibilidades de comparação, etc.
De parabéns a sra. Ministra.
Governo pra quem ?? Pro povo que não é !!🙁🙁🙁
Dos 63 produtos, 15 são extremamente tóxicos.
Um em cada quatro.
E a sra. ministra tem a coragem de dizer que não coloca veneno na mesa do povo brasileiro.
Êta arrogância.