Notícias

Ibama apreende madeira nativa da Amazônia em pátio da Vale

Foram mais de 14 mil dormentes confiscados no pátio da Estrada de Ferro Carajás, no Maranhão. Peças eram para a construção de trilhos para ferrovia da Mineradora

Sabrina Rodrigues ·
7 de maio de 2018 · 6 anos atrás
Pátio da Vale com 14.233 dormentes de madeira nativa em depósito. Foto: Ibama/Divulgação.

 

Uma vistoria realizada pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) levou à apreensão de 14.233 dormentes de madeiras nativas da Amazônia que seriam utilizados para a construção de trilhos para ferrovia da empresa Vale. A inspeção foi feita no dia 20 de abril, no pátio da Estrada de Ferro Carajás, em Açailândia (MA).

Dormentes são peças colocadas transversalmente à via férrea e sobre os quais passam os carris ou trilhos. Durante vistoria, os analistas do órgão ambiental suspeitaram que as travessas de madeira estocadas no local não estavam em conformidade com as informações das notas fiscais. O lote de madeira, negociado como eucalipto, continha espécies nativas da Amazônia, como “Roxinho” (Peltogynes sp), “Jatobá” (Hymenaea sp) e “Cedrinho” (Erisma sp).

Os agentes ambientais aplicaram auto de infração no valor de um pouco mais de R$ 4,2 milhões contra a Vale por manter em depósito a madeira nativa sem licença válida.

Em nota, a mineradora informou que somente adquire produto florestal processado e que já acionou a fornecedora dos dormentes para que preste os esclarecimentos e apresente toda documentação necessária para atendimento a notificação do órgão ambiental.

O Ibama investiga os fornecedores e o local de extração da madeira nativa identificada durante as ações de fiscalização. Os resultados serão encaminhados ao Ministério Público do Estado para a apuração de responsabilidade na área criminal.

*Com informações do Ibama

 

Leia Também

Megaoperação combate extração de madeira ilegal em áreas protegidas do Maranhão

Cai exploração ilegal de madeira no Pará

Balanço de combate ao uso de madeira ilegal é lançado em São Paulo

 

  • Sabrina Rodrigues

    Repórter especializada na cobertura diária de política ambiental. Escreveu para o site ((o)) eco de 2015 a 2020.

Leia também

Notícias
20 de junho de 2011

Balanço de combate ao uso de madeira ilegal é lançado em São Paulo

O Estado de São Paulo, ainda segundo a WWF, consome 15% da madeira amazônica e, deste total, 70% é utilizada na construção civil.

Reportagens
24 de novembro de 2017

Cai exploração ilegal de madeira no Pará

Extração de área licenciada supera retirada fora da lei, porém brechas nas fiscalização e fraudes ainda possibilitam lavagem de madeira irregular

Reportagens
18 de julho de 2016

Megaoperação combate extração de madeira ilegal em áreas protegidas do Maranhão

Quadrilha movimentou mais de R$60 milhões. Trezentos policiais federais, apoiados por servidores do IBAMA, MPF e BOPE MA, estão em campo desde a semana passada.

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Comentários 3

  1. fui. diz:

  2. Douglas diz:

    VALE empresa destruidora e assassina.
    Vai ter luta!!!


  3. Billu diz:

    A Vale merecia um sanção beeem didática por essa!!!