Notícias

Indígenas apontam irregularidade em visita de Chico Rodrigues à Terra Indígena Yanomami

Presença de senador pró-garimpo na presidência da comissão que acompanha desintrusão da TIY é classificada como imoral, incoerente, absurda e tendenciosa

Débora Pinto ·
3 de março de 2023 · 1 anos atrás

A Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB) ingressou nesta quinta-feira (02) com uma petição no Supremo Tribunal Federal (STF) para que o senador Chico Rodrigues (PSB-RR) comprove que seguiu as condições estabelecidas pela Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) e pela Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) antes de visitar a Terra Indígena Yanomami, em Roraima, no dia 20 de fevereiro. 

O parlamentar é presidente da Comissão Temporária Externa do Senado, criada para acompanhar a situação do povo Yanomami e esteve na TI sem que houvesse um acordo prévio com o Centro de Operação de Emergências (COE), sem o aval da Funai e sem a presença de outros membros da comissão. Ao desembarcar na comunidade Surucucu, a liderança Júnior Hekurari Yanomami – chefe do Conselho Distrital de Saúde Indígena Yanomami e Ye’kwana (Condisi-YY) e presidente da Urihi Associação Yanomami – alertou os indígenas que Chico Rodrigues apoia os garimpeiros e pediu que ele se retirasse do local. 

Reportagem divulgada pela Agência Pública denunciou que o senador assinou, junto com Mecias de Jesus (Republicanos-RR) e Dr. Hiran (PP-RR), três senadores pró-garimpo de Roraima, um ofício pedindo perdão criminal para garimpeiros no estado. A APIB classifica a decisão de Chico Rodrigues presidir a comissão como “imoral, incoerente, absurda e tendenciosa”. 

“O Senador, ao se deslocar para a Terra Indígena Yanomami sem nenhum plano de trabalho no território indígena, revela sua total incapacidade política e técnica em estar à frente desta comissão, configurando-se como um desserviço aos Povos Indígenas Yanomamis e gerando um mal estar coletivo na sociedade brasileira, a qual assiste perplexa à crise humanitária vivida pelos povos indígenas e ainda testemunha tamanha falta de humanidade e ética por parte desde Senador”, afirma um trecho da petição. 

“O ingresso à Terra Indígena Yanomami é coordenado a partir das ações prioritárias definidas no Centro de Operações de Emergências em Saúde Pública (COE-Yanomami). O objetivo é garantir o resguardo e respeito aos povos indígenas durante o enfrentamento da Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional. Nesse sentido, a fundação recebeu com preocupação a notícia de ida intempestiva de senadores à terra indígena, sem comunicação prévia, sem notícias sobre a programação, em desacordo com a Portaria Conjunta nº 01/2023, e principalmente, sem a anuência dos Yanomami”, informou a Funai em nota.

Conforme a portaria da Funai e Sesai, publicada no dia 30 de janeiro, a petição apresentada pela APIB solicita que o senador apresente o comprovante de esquema vacinal completo (incluindo a vacina contra a COVID-19) e um atestado de avaliação médica que certifique a não existência de doença infectocontagiosas. A portaria também pede a apresentação de um termo de compromisso assinado e um teste de COVID-19 com resultado negativo. O teste deve ser realizado em até 24 horas antes da data da visita ao território indígena.

Comissão enfrenta impasses 

A composição da Comissão Temporária Externa que tem como função  acompanhar o processo de desintrusão na TIY foi considerada questionável pelos próprios parlamentares. Na última terça-feira (28) requerimento apresentado pelos senadores Eliziane Gama (PSD-MA) e Humberto Costa (PT-PE) foi aprovado em plenário, aumentando o número de participantes de cinco para oito representantes. A formação anterior era composta majoritariamente pela bancada de Roraima, incluindo parlamentares acusados de ter ligação direta com garimpeiros – exatamente os que solicitaram o perdão para o delito da extração ilegal de minérios no estado.

No requerimento, Eliziane Gama apontou a recomendação do Conselho Indigenista Missionário (Cimi), que solicitou a mudança da estrutura do colegiado com o intuito de evitar que se tornasse uma comissão pró-garimpo. De acordo com a senadora, a intenção é alcançar uma “maior participação e representatividade parlamentar e, consequentemente, aprimorar o trabalho da Comissão em prol da construção de soluções para a atual crise humanitária Yanomami”.

Os impasses também impediram ainda a aprovação de plano de trabalho apresentado na última quarta-feira (01). O documento chegou a ser lido pelo relator senador Dr. Hiran ( PP-RR), mas após contestação da senadora Eliziane Gama, a votação do cronograma foi adiada para a próxima terça-feira (7).

  • Débora Pinto

    Jornalista pela Faculdade de Comunicação Social Cásper Líbero, atua há vinte anos na produção e pesquisa de conteúdo colaborando e coordenando projetos digitais, em mídias impressas e na pesquisa audiovisual

Leia também

Salada Verde
15 de fevereiro de 2023

Força política e econômica do garimpo em RR são desafios para desintrusão da TI Yanomami

Em duas operações de combate à lavagem de dinheiro, PF aponta que atividade movimentou quase meio bilhão de reais em cinco anos; bolsonarismo resistente faz garimpo ser bem visto por parte da sociedade

Colunas
7 de fevereiro de 2023

Floresta vale mais que ouro

Ou entendemos que a conservação ambiental e a diversidade cultural são condicionantes para a manutenção da existência, ou seremos sugados pelas dragas da autodestruição

Salada Verde
17 de fevereiro de 2023

Empresas que abasteciam aeronaves ligadas ao garimpo são multadas em Roraima

Multas, aplicadas pelo Ibama e ANP, chegam a 12,6 milhões de reais. Combustível comercializado era usado em aviões que levaram garimpeiros para a TI Yanomami

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.