O Corpo de Bombeiros de Ubatuba, no litoral norte paulista, foi acionado na noite de terça-feira (9) para atender a uma ocorrência inusitada: resgatar uma jiboia que estava assustando moradores de um bairro urbano da cidade. Segundo o Corpo de Bombeiros, o animal circulava em área comercial, próxima a uma escola.
Após ser resgatado, o animal foi deixado na sede municipal da Polícia Ambiental e, posteriormente, encaminhado para o projeto de conservação Selva Viva, em Taubaté.
A ((o))eco, o biólogo chefe do projeto, o herpetólogo Marcus Buononato, explicou que a jibóia é uma Boa constrictor constrictor, família de serpentes constritoras que ocorre somente na região nordeste e norte do Brasil.
Por também não ter chip de identificação, a suspeita é que o animal era mantido ilegalmente como pet e tenha fugido ou sido solto. “Mais provável que tenha fugido, ela é realmente muito forte, difícil de manejar”, disse o biólogo.
A jiboia, de 2,3 metros e 16 kg, passou por exames iniciais e está em observação. Após passar por exames mais minuciosos para assegurar que está saudável, ela deve ser integrada ao projeto, que também funciona como um zoológico.
Leia também
Sucuri-amarela é encontrada dentro de galinheiro no Pantanal
Encontrada por idosa em Miranda (MS), sucuri foi solta em região de nascentes e vegetação, longe do centro da cidade →
Instituto Butantan recebe a “Naja de Brasília” e outras 6 cobras apreendidas
Em parceria com o Ibama, o instituto de pesquisas de São Paulo recebeu 7 espécies de cobras exóticas apreendidas, além da Naja, foram recebidas a víbora de Vogel e 5 corn snakes →
Afinal, sucuris comem gente? Especialista comenta cena de Pantanal
Em reta final, novela exibiu a morte de Tenório, que foi engolido por sucuri. Cena, porém, tem pouquíssimas chances de acontecer na realidade →