Salada Verde

Sucuri-amarela é encontrada dentro de galinheiro no Pantanal

Encontrada por idosa em Miranda (MS), sucuri foi solta em região de nascentes e vegetação, longe do centro da cidade

Michael Esquer ·
26 de janeiro de 2023 · 1 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

Uma senhora de 72 anos de idade foi surpreendida ao encontrar uma sucuri-amarela (Eunectes notaeus) no quintal de casa no Pantanal sul-mato-grossense. O episódio foi registrado nesta quinta-feira (26), no município de Miranda (MS). 

Quando ligou para a Polícia Militar Ambiental (PMA), por volta de 9h da manhã, a idosa ainda não sabia que se tratava de uma sucuri-amarela, e descreveu a serpente apenas como sendo de “grande porte”. Na casa da moradora, que fica no centro de Miranda (MS), os policiais confirmaram que se tratava de uma Eunectes notaeus. Com aproximadamente três metros, a sucuri foi encontrada dentro de um galinheiro. 

Conforme a PMA, a sucuri foi capturada com um cambão especial e colocada dentro de uma caixa de contenção. “A serpente estava sadia e foi solta em uma área de manancial e vegetação distante da cidade”, diz trecho de nota da instituição policial. 

Durante a soltura, a serpente ainda regurgitou uma galinha que tinha sido predada na casa da moradora. O comportamento, possivelmente, pode estar relacionado ao estresse ocasionado pela captura.

“Essa sucuri é muito comum na região de Miranda”, conta a ((o))eco a bióloga e médica veterinária Paula Helena Santa Rita, coordenadora do biotério da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), que integra o Grupo de Resgate Técnico Animal do Pantanal do Mato Grosso do Sul (Gretap/MS). 

O fato do episódio ter sido registrado em um município que integra o Pantanal, diz ela, pode influenciar a ocorrência do avistamento. Mas a perda de habitat e a diminuição da oferta alimentar também podem provocar o aumento desse tipo de episódio.

“Para serpentes, dois fatores ‘naturais’ fazem aumentar o avistamento: procura por alimento ou reprodução. Só que a perda de habitat intensifica a movimentação desses animais”, acrescenta. 

Vídeo: PMA
  • Michael Esquer

    Jornalista pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), com passagem pela Universidade Distrital Francisco José de Caldas, na Colômbia, tem interesse na temática socioambiental e direitos humanos

Leia também

Notícias
5 de outubro de 2022

Afinal, sucuris comem gente? Especialista comenta cena de Pantanal

Em reta final, novela exibiu a morte de Tenório, que foi engolido por sucuri. Cena, porém, tem pouquíssimas chances de acontecer na realidade

Análises
6 de abril de 2016

O quê as sucuris matam e porque pessoas matam sucuris

Estudo feito através de vídeos públicos na internet, em dez países, revelou padrões surpreendentes e confirmou, de novo: o ser humano é perigoso.

Notícias
11 de março de 2020

Declínio de anfíbios afeta populações de serpentes tropicais

Estudo publicado na revista Science revela que serpentes estão sendo afetadas pelo declínio de anfíbios causado pelo fungo quitrídio

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.