Notícias

Maia diz que momento não é adequado para discutir mineração em terras indígenas

Presidente da Câmara afirmou que não devolverá projeto de lei do governo por não ser inconstitucional, mas que proposta não é prioridade

Daniele Bragança ·
18 de fevereiro de 2020 · 4 anos atrás
Rodrigo Maia em encontro com lideranças indígenas. Foto: Luis Macedo/Câmara dos Deputados.

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM/RJ), afirmou nesta terça-feira (18) que não irá devolver o projeto do governo sobre mineração em terras indígenas. No ano passado, Maia havia prometido engavetar a proposta que o governo estava costurando.

“Eu não tenho como devolver, o projeto não é inconstitucional. Eu acho que ele não está no momento adequado deste debate”, disse, ao ser questionado por lideranças indígenas que estavam na Câmara.

O presidente Jair Bolsonaro assinou, no começo do mês (5), o PL 191/2020, que regulamenta a exploração de minérios, hidrocarbonetos e o potencial hidrelétrico em Terras Indígenas (TIs), inclusive em reservas de índios isolados.

Para Maia, o projeto não é prioritário no momento e ficará de lado na mesa. “Vamos aguardar, vamos deixar ele [projeto] ali do lado da mesa para que, no momento adequado, a gente trate esse debate com todo cuidado do mundo”, disse Maia, que garantiu que a proposta não terá “a urgência que alguns gostariam” durante a tramitação na Câmara.

No dia 09 de fevereiro, ((o))eco publicou uma matéria respondendo as principais perguntas sobre o Projeto de Lei que libera mineração em terras indígenas.

 

Leia Também 

Mineração em terras indígenas: a proposta do governo Bolsonaro em 10 perguntas e respostas

Bolsonaro assina projeto que regulamenta mineração em Terras Indígenas

 

 

Governo prepara projeto de lei que regulamenta mineração em terras indígenas

 

  • Daniele Bragança

    Repórter e editora do site ((o))eco, especializada na cobertura de legislação e política ambiental.

Leia também

Notícias
25 de setembro de 2019

Governo prepara projeto de lei que regulamenta mineração em terras indígenas

Segundo secretário de mineração, Alexandre Vidigal de Oliveira, medida será enviada ao Congresso até o final deste mês

Notícias
5 de fevereiro de 2020

Bolsonaro assina projeto que regulamenta mineração em Terras Indígenas

Em cerimônia, presidente disse que, se pudesse, ‘confinaria os ambientalistas na Amazônia’. Projeto de Lei será enviado ao Congresso

Reportagens
9 de fevereiro de 2020

Mineração em terras indígenas: a proposta do governo Bolsonaro em 10 perguntas e respostas

Projeto de Lei assinado na última quarta-feira era promessa de campanha de Bolsonaro. Vários setores da sociedade já manifestaram repúdio e partidos se articulam para barrar a proposta no Congresso

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Comentários 1

  1. rbbolsona diz:

    Corrupção..Corrupção…Corrupção… é o único resultado da mineração neste país Quanto Vale está pagando para não ser cassada e ter que indenizar o cidadãos ? Quanto a Vale retorna ao país além de buraco, poluição e morte ? 200 empreguinhos aqui, cinquentinha lá ….E este ouro e diamantes todos? Só dao grana Lana Holanda. Aqui dengue,malária .