Notícias

Mais de 9 milhões de hectares já queimaram no Brasil em 2023

Somente em setembro a área queimada no país chegou a 4 milhões de hectares. Dos dez estados que mais queimaram, oito estão na Amazônia

Cristiane Prizibisczki ·
11 de outubro de 2023

Durante o mês de setembro, quase 4 milhões de hectares queimaram no Brasil. Esse número fez a cifra anual disparar: nos dez primeiros meses de 2023, 9 milhões de hectares foram atingidos pelas chamas no país. Os números são do MapBiomas e foram divulgados nesta quarta-feira (11).

Segundo a organização, a cifra anual representa uma redução de 22% em relação ao mesmo período do ano anterior. De janeiro a setembro de 2022, 11,6 milhões de hectares haviam sido queimados.

Entre os biomas, a Amazônia foi a mais afetada pelo fogo em setembro deste ano. No mês, 1,9 milhão de hectares queimaram na floresta, o que representa 49,6% do total registrado no país.

O Cerrado foi o segundo bioma que mais queimou no período, com 1,7 milhão de hectares atingidos pelo fogo, ou 44,6% do total computado no Brasil.

Entre os dez estados que mais queimaram em setembro, oito estão dentro dos limites da Amazônia Legal: Pará, Mato Grosso, Maranhão, Tocantins, Amazonas, Rondônia, Amapá e Roraima.

O Pará aparece como campeão do ranking, com 691 mil hectares queimados no mês, 18% do total registrado no país. Neste estado, os municípios de Altamira, São Felix do Xingu e Óbidos encabeçam a lista dos que mais foram atingidos pelo fogo.

O segundo estado que mais queimou foi o Mato Grosso, com 626 mil hectares, 16,5% do total registrado no país

Dentre os tipos de áreas queimadas, as pastagens aparecem em primeiro lugar do ranking, com 53,7% do total no mês, seguido pelas formações campestres (15,1%) e florestas (13,7%).

  • Cristiane Prizibisczki

    Cristiane Prizibisczki é Alumni do Wolfson College – Universidade de Cambridge (Reino Unido), onde participou do Press Fellow...

Leia também

Notícias
25 de julho de 2023

Roraima, Mato Grosso e Tocantins respondem por 82% da área queimada no País no 1º semestre

Juntos, estados respondem por 1,5 dos 2,15 milhões de hectares queimados no país entre janeiro e junho, aponta levantamento do MapBiomas

50209154461_fe57c9a031_o
Notícias
3 de julho de 2023

Desmatamento na Amazônia cai no 1º semestre, mas queimadas aumentam

Dados preliminares indicam queda de quase 40% nos alertas de desmatamento no bioma. Queimadas aumentaram em 10% no período, mesmo na estação chuvosa

Notícias
10 de outubro de 2023

PPCerrado escorrega em proposta contra desmate autorizado

Especialistas comentam que faltaram ações de acordo com as especificidades de diferentes áreas do bioma

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Comentários 4

  1. Jorge da Biblioteca diz:

    É preciso adestrar os animais para que eles saiam quando começar o fogo. É preciso que as altoridades se atentem para isso. Deus é fiel!


  2. MirandaPT diz:

    Meu Deus, alguém tem que dar um jeito nesse Bolsonaro, não para de queimar a amazônia….


    1. Carla dos diz:

  3. 1Homero Cerqueira diz:

    Triste ver acontecer isso com nosso bioma brasileiro por pura incompetência desse governo que cria e criou narrativas e mentiras