Notícias

Desmatamento na Amazônia cai no 1º semestre, mas queimadas aumentam

Dados preliminares indicam queda de quase 40% nos alertas de desmatamento no bioma. Queimadas aumentaram em 10% no período, mesmo na estação chuvosa

Cristiane Prizibisczki ·
3 de julho de 2023

Com uma semana para fechar as medições do desmatamento na Amazônia durante o mês de junho, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) indica queda na destruição da floresta tropical no primeiro semestre de 2023. 

Considerando os números até a última data de medição do instituto – 24 de junho – têm-se que, nos primeiros seis meses do ano, o bioma perdeu 2.416 km². 

O número é o terceiro menor da série histórica do DETER – só perdendo para 2017 e 2018 – e 39% menor do que o mesmo período do ano passado, quando 3.987,54 km² de floresta foram destruídos.

As queimadas, no entanto, sofreram elevação. De janeiro a junho, 8.344 focos de calor foram computados no bioma, também de acordo com o INPE. O número, o maior desde 2019, representa um aumento de 10,7% em relação ao mesmo período de 2022.

Os estados que mais contribuíram para este aumento foram Mato Grosso, com 4.569 (55%); Pará, com 1.482 (18%); e Roraima, com 1.261 (15%) focos de calor no ano de 2023.

Quando considerados os estados com maior crescimento percentual, Roraima aparece na frente, com elevação de mais de 100% no número de focos registrados, entre 2022 e 2023. 

Em termos climáticos, o estado é o que sofre menor interferência entre as chamadas “estações do ano amazônico”. O primeiro semestre é caracterizado por muita chuva no bioma – o chamado “inverno amazônico” –, com mudanças expressivas no clima dos estados que compõem a floresta tropical, com exceção de Roraima.

Segundo Rômulo Batista, porta-voz do Greenpeace Brasil, a chegada do “verão amazônico”, caracterizado por tempos secos, vai demandar ainda mais esforço governamental.

“Infelizmente, devemos ver esses números aumentarem vertiginosamente nos próximos meses, pois está começando o verão amazônico –

 período mais seco e quente, que vai exigir ainda mais trabalho e ação coordenada entre governo federal e estaduais para evitar que se repitam os recordes vistos nos anos do governo anterior, cuja política era claramente antiambiental”, diz Batista.

  • Cristiane Prizibisczki

    Cristiane Prizibisczki é Alumni do Wolfson College – Universidade de Cambridge (Reino Unido), onde participou do Press Fellow...

Leia também

Notícias
27 de junho de 2023

Planeta perdeu 11 campos de futebol de florestas por minuto em 2022; Brasil lidera ranking

Área dizimada em todo globo é equivalente ao território da Suíça. Brasil respondeu por 43% do total desmatado, mostra Global Forest Watch

Notícias
22 de junho de 2023

Sem desmatamento, Amazônia pode gerar R$ 1,3 trilhão em riquezas até 2050

Com floresta em pé e descarbonização da economia, mais de 23 milhões de empregos poderiam ser criados no bioma nas próximas três décadas, mostra estudo da WRI

Notícias
30 de junho de 2023

Amazônia tem maior número de queimadas em 16 anos para o mês de junho

Bioma registrou 2.911 focos até esta sexta-feira, só perdendo para junho de 2007, quando foram registrados cerca de 3,5 mil incêndios

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.