O terceiro dia da Conferência dos Oceanos das Nações Unidas repercutiu mais fora do que dentro dos pavilhões oficiais do evento. “Os oceanos estão se elevando e nós também”, cantavam em coro os manifestantes que participaram da Marcha Azul pelo Clima, que ocorreu de forma paralela, em ruas ao redor da sede do evento. Cerca de 500 pessoas e mais de 60 organizações nacionais e internacionais participaram da mobilização que fez apelo aos líderes presentes na conferência, para que ajam em prol da preservação dos oceanos.
A mobilização apresentou um manifesto, no qual reforça que salvar o oceano é salvar o clima. “Um oceano saudável, resiliente e bem governado é um contributo essencial para revertermos a crise climática e garantir uma transição energética e social justa e um nível de vida decente para todos os habitantes do planeta”, afirma um trecho do documento.
A jornalista Paulina Chamorro, correspondente de ((o))eco na cobertura da conferência – iniciativa com apoio da Oceana Brasil – acompanhou parte da manifestação. Além disso, a apresentadora do podcast Vozes do Planeta assistiu ao debate sobre a interação de raias e tubarões com a pesca, e ao painel “Rewilding the Sea”, em tradução, a renaturalização ou “resselvajamento” dos mares.
Uma das participantes do debate foi a doutora Sylvia Earle, bióloga marinha e presidente da iniciativa Mission Blue, que alertou: “Estamos perdendo o selvagem no oceano, e com isso estamos perdendo a fábrica de vida que faz com que os organismos existam”.
Confira o vídeo da jornalista Paulina Chamorro direto de Lisboa, Portugal:
A cobertura do evento, com entrevistas exclusivas e resumos diários pode ser acompanhada nas redes sociais de ((o))eco (@siteoeco) e do Vozes do Planeta (@vozesdoplaneta.podcast).
*Texto escrito pela Redação de ((o))eco com informações da jornalista Paulina Chamorro
Leia também
Promessa Oceano e investimento na economia azul são destaques do 2º dia da Conferência
O compromisso anunciado pela PNUD prevê investimentos para promover economia azul em países costeiros até 2030 →
Aquaman, poluição plástica e emergência oceânica: o 1º dia da Conferência dos Oceanos
((o))eco realizará a cobertura direto do evento, que ocorre em Portugal, para trazer os destaques diários da conferência, que começou nesta segunda-feira (27) e vai até o dia 1º de julho →
Programa federal de combate ao lixo no mar recolhe só 0,03% dos resíduos
De 30 ações inicialmente previstas em plano elaborado desde o fim do governo Temer e lançado em 2019, regime Bolsonaro abandonou 25 →