-
Publicado originalmente por Fakebook.eco
O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, anunciou neste mês uma meta para reciclagem de latas de alumínio que foi atingida pelo país há 16 anos. “Assinamos hoje o Termo de Compromisso com o setor de latas de alumínio para logística reversa e meta de 95% de reciclagem. #cadalataconta”, escreveu Salles no Twitter.
Segundo a Associação Brasileira do Alumínio (Abal), o índice de 95,7% de reciclagem foi alcançado em 2004. Os dados estão disponíveis no site do Cempre, associação mantida por empresas como a Ambev. Também são citados pelo IBGE.
Um estudo divulgado pelo Estadão em 2010 apresentou a mesma taxa: “A partir de 2004, o índice (de reciclagem) do produto não ficou mais abaixo de 90%, passando de 95,7% naquele ano para 96,2% em 2005.”
Em 2019 o país reaproveitou 97,6% das latinhas comercializadas, segundo a Abal e a Associação Brasileira dos Fabricantes de Latas de Alumínio (Abralatas). No ano anterior o índice havia chegado a 96,9%, dizem as associações.
“O governo tem de parar de fazer teatro e trabalhar para realmente implementar a Política Nacional de Resíduos Sólidos, avançando no apoio aos municípios e seguindo a ordem de prioridade estabelecida em lei: não-geração, redução, reutilização e reciclagem”, avalia a especialista sênior em Políticas Públicas do Observatório do Clima, Suely Araújo.
O Ministério do Meio Ambiente foi procurado. Este texto será atualizado assim que houver resposta.
*Publicado originalmente pelo Fakebook.eco
Leia Também
Salles recua e agenda audiências públicas sobre o Plano de Resíduos Sólidos
Planos municipais de resíduos sólidos esbarram em interesses econômicos e políticos
Exército na Amazônia fiscaliza menos com efetivo 5 vezes maior
Leia também
Exército na Amazônia fiscaliza menos com efetivo 5 vezes maior
Número de multas e de propriedades embargadas caiu nos seis meses da operação, apesar de orçamento seis vezes maior e do “reforço” de 3.400 militares →
Planos municipais de resíduos sólidos esbarram em interesses econômicos e políticos
Sete anos após o fim do prazo imposto por lei, apenas 41% dos municípios brasileiros apresentaram seus planos municipais de gestão de resíduos sólidos →
Salles recua e agenda audiências públicas sobre o Plano de Resíduos Sólidos
A primeira audiência sobre o Planares será nesta quarta-feira (14), em Porto Velho (RO), tendo como foco a região Norte. Participação estava restrita à consulta pública eletrônica →
Que matéria importante! Parabéns a toda a equipe. Está sendo traduzida pra quantos idiomas? Certamente um furo de reportagem e muita densidade intelectual.
Como disse um comentário noutra matéria de igual quilate, aperfeiçoem o quadro contratando o Nelson Rubens.
A eterna cortina de fumaça.
Eta $alle$$, de novo.