Notícias

Não são tantas jaguatiricas quanto se imaginava

Estimativa indica que população do terceiro maior felino brasileiro é estável, mas floresta amazônica abriga menos animais do que se supunha.

Vandré Fonseca ·
18 de maio de 2016 · 8 anos atrás
A jaguatirica é o terceiro maior felino brasileiro e o mais abundante. Estudo indica que floresta amazônica pode abrigar menos animais da espécie do que modelos previam. Foto: Daniel Rocha/Instituto Mamirauá.
A jaguatirica é o terceiro maior felino brasileiro e o mais abundante. Estudo indica que floresta amazônica pode abrigar menos animais da espécie do que modelos previam. Foto: Daniel Rocha/Instituto Mamirauá.

 

Manaus, AM — Um estudo realizado ao longo de três anos indica uma população de jaguatiricas (Leopardus pardalis) estável, mas abaixo do esperado para a Amazônia Central, na Reserva de Desenvolvimento Sustentável de Amanã, interior do Amazonas. De acordo com o levantamento, que utilizou armadilhas fotográficas, a floresta abriga 25 animais da espécie a cada 100 quilômetros quadrados.

O resultado esperado nessa região da Amazônia, com base em estudos anteriores que utilizaram métodos diferentes, era de cerca de 80 indivíduos por 100 quilômetros quadrados. O artigo foi publicado na edição desta quarta-feira da revista científica on-line PLOS One, pela equipe liderada pelo biólogo Daniel Gomes da Rocha, do Instituto Mamirauá. A pesquisa também indicou que, ao longo do período analisado, a densidade populacional do felino não se alterou.

“Os resultados ajudam a melhorar nossa compreensão sobre o padrão de distribuição espacial da jaguatirica e será útil para refinar a avaliação sobre o risco de extinção da jaguatirica e basear futuras ações de conservação para a espécie”, afirma  Daniel Gomes da Rocha.

O estudo publicado esta semana não distingue os animais entre os sexos, o que pode afetar a estimativa sobre a densidade, segundo os autores, já que machos ocupam áreas bem maiores dos que as fêmeas. Mas os pesquisadores acreditam que os resultados são importantes para compreender melhor a ecologia da jaguatirica, o terceiro maior felino brasileiro.

Perda de habitat preocupa

Apesar de ter sido muito caçada nas décadas de 1960 e 1970, para retirada da pele, a jaguatirica é considerada, atualmente, pouco ameaçada pela União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN, em inglês).  Mas a perda de habitat ainda é uma preocupação. Na Amazônia, a jaguatirica é considerada bem protegida, com uma densidade populacional esperada alta para a espécie.

Mas no Nordeste do México e, principalmente, no Texas (EUA), a população da espécie tem apresentado um declínio dramático, segundo a IUCN, com prováveis impactos negativos sobre a variedade genética e isolamento. No estado americano, estima-se que restem apenas entre 50 e 80 indivíduos.

As jaguatiricas são encontradas desde o Norte da Argentina até o Sudoeste dos Estados Unidos, sendo a espécie de felino mais comum em habitas tropicais e subtropicais do novo mundo.

 

 

Saiba Mais

Artigo: Ocelot (Leopardus pardalis) Density in Central Amazonia

 

Leia Também

Alerta para extinção das jaguatiricas na Mata Atlântica

Mamirauá: onças-pintadas sobrevivem na selva inundada

Análises genéticas revelam um novo gato brasileiro

 

 

 

 

Leia também

Notícias
29 de novembro de 2013

Análises genéticas revelam um novo gato brasileiro

Pesquisadores descobrem que felino que ocorre do Rio Grande do Sul ao Maranhão, na realidade, tratava-se de duas espécies diferentes.

Reportagens
1 de dezembro de 2014

Mamirauá: onças-pintadas sobrevivem na selva inundada

Pesquisa do Instituto Mamirauá comprova que estes animais são capazes de viver nas florestas alagadas durante os meses da cheia amazônica.

Notícias
13 de maio de 2014

Alerta para extinção das jaguatiricas na Mata Atlântica

Levantamento sobre jaguatiricas indica que situação deste predador é preocupante. Principal ameaça é a concorrência com caçadores.

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Comentários 3

  1. Lorena diz:

    porque o ser humano é tão ganancioso com e principalmante com os animais?


  2. SNUC diz:

    Quem mandou essas jaguatiricas morarem nessa UC de uso sustentável?


  3. paulo diz:

    E isto mesmo, o projeto Humano de detonar os não Humanos como apresentar resultados.