Leopardo-das-neves será o símbolo da COP das Espécies Migratórias

Evento irá ocorrer em fevereiro de 2024, no Uzbequistão, um dos doze países de distribuição do ameaçado leopardo, com o slogan “A natureza não conhece fronteiras”

14 de agosto de 2023

Uma das Conferências das Partes menos famosa, a COP das Espécies Migratórias de Animais Selvagens já tem o símbolo e slogan da próxima edição. A COP 14 será entre os dias 12 e 17 de fevereiro na cidade histórica de Samarkand, no Uzbequistão. O país asiático é um dos doze onde vive o leopardo-das-neves, espécie ameaçada de extinção e escolhido como símbolo do evento, que terá o slogan “Nature knows no borders” – A natureza não conhece fronteiras, em tradução livre.

O logo da COP 14 de Espécies Migratórias, que será no Uzbequistão. Reprodução

O lema é um lembrete de que as rotas das espécies migratórias não ocorrem de acordo com as fronteiras geopolíticas e que em prol da sua conservação é necessário um esforço internacional conjunto e transfronteiriço. Além disso, o slogan ecoa a resolução publicada em 2021 pelas Nações Unidas sobre a necessidade da cooperação entre os países para proteger espécies e ecossistemas transfronteiriços.

O leopardo-das-neves (Panthera uncia) é classificado mundialmente como uma espécie Vulnerável à extinção, com uma população em declínio atualmente estimada em menos de 3.500 indivíduos maduros. O felino, que vive ao longo de 12 países nas altitudes da Ásia Central – principalmente na Cordilheira do Himalaia –, tem padrões de migração irregulares e pode ser diretamente afetado pelas mudanças climáticas, com o aumento da temperatura e a redução do seu habitat.