Notícias

Salles tem 14% de dias “sem agenda” no ministério

Levantamento mostra que, de 190 dias úteis trabalhados pelo ministro neste ano, 26 traziam agenda “sem compromissos oficiais”

3 de outubro de 2019 · 4 anos atrás
Excluindo os feriados de Carnaval, Semana Santa e Corpus Christi e os dias em que ficou afastado após passar mal e ser internado em Brasília, Salles em tese deu expediente em 190 dias úteis. Foto: Roque de Sá/Agência Senado.

Imagine se você contratasse um funcionário que desaparecesse quatro dias por mês sem dizer aonde foi e o que estava fazendo – e passasse nove meses repetindo essa prática. Todos nós temos um funcionário assim. Seu nome é Ricardo Salles (Novo-SP), atual ministro do Meio Ambiente. Neste ano, até 3 de outubro, 13,7% dos dias de trabalho do ministro não tiveram nenhuma agenda revelada. No site do MMA, constam como “sem compromissos oficiais”.

Excluindo os feriados de Carnaval, Semana Santa e Corpus Christi e os dias em que ficou afastado após passar mal e ser internado em Brasília, Salles em tese deu expediente em 190 dias úteis. Em 26 dias a agenda não apontava nenhum compromisso. Em pelo menos 14 casos os dias “sem compromissos oficiais” eram segundas ou sextas-feiras, dias da semana em que o ministro costuma estar em São Paulo, onde mora.

Procurado, o Ministério do Meio Ambiente não respondeu até o fechamento deste texto o que Salles estava fazendo. Em pelo menos quatro casos ele estava trabalhando: em 4 de fevereiro, deu entrevista ao programa Pânico; em 13 de março, postou foto em seu perfil no Twitter com a delegação brasileira em Nairóbi, onde participou de reunião da ONU; nesta quinta-feira (3) e na quarta-feira (2), embora não constasse nada na agenda, o ministro estava em missão oficial à Europa.

Protesto contra Ricardo Salles em frente à embaixada brasileira em Londres. Foto: Chris J. Ratcliffe/Greenpeace.

A viagem à Europa e aos EUA, que começou no dia 19, teve todas as suas agendas mantidas em segredo; nada foi divulgado previamente. O mesmo aconteceu em pelo menos mais um caso – o de uma viagem que Salles faria à Europa e aos Estados Unidos em maio e que foi cancelada.

A agenda da viagem atual acabou vazando em pedaços: primeiro, o jornal Folha de S.Paulo revelou em 12 de setembro que Salles se encontraria no dia 19 em Washington com o think-tank negacionista da mudança climática Competitive Enterprise Institute (após a revelação, o encontro foi cancelado). No dia 28, o site Unearthed publicou uma lista mais completa de encontros na Europa, que incluía empresas fabricantes de pesticidas, como Bayer e Basf, a Volkswagen e empresários de óleo e gás e mineração.

Depois disso, o ministério passou a inserir os compromissos do ministro durante seu tour europeu após o encerramento das atividades do dia. Isso ocorreu em pelo menos duas datas: 30 de setembro e 2 de outubro. Em 27 de setembro, o site The Intercept Brasil publicou uma imagem da agenda do dia 30 que não continha nenhum compromisso. Em 2 de outubro a agenda completa já constava no site do ministério. A agenda do dia 2 foi atualizada na manhã do dia 3 – até então, constava como “sem compromissos oficiais”.

Na França, na Alemanha e no Reino Unido, o ministro foi alvo de protestos de ambientalistas.

Ministros de Estado, na qualidade de funcionários públicos, são obrigados a disponibilizar suas agendas ao público que lhes paga o salário. Desde 2013, uma lei que trata de conflito de interesses em cargos públicos determina que as agendas devam ser postadas diariamente na internet. A Comissão de Ética Pública da Presidência adotou em 2017 uma resolução que determina a divulgação de todos os compromissos públicos que não estejam protegidos por sigilo. A CGU (Controladoria-Geral da União) também tem regras a respeito.

Dois ex-ministros do Meio Ambiente consultados pelo OC, Izabella Teixeira e Carlos Minc, afirmaram que sempre divulgaram previamente suas agendas de viagem. “Eu até tinha problemas com isso, porque os fazendeiros desmatadores saíam de suas áreas, viajavam, quando viam que eu ia para Amazônia nas operações Boi Pirata [contra pecuária ilegal]”, disse Minc.

 

logo Republicado do Observatório do Clima através de parceria de conteúdo.

 

 

Leia Também

Confederação quer discutir segurança dos servidores com Ricardo Salles

Lançada cartilha em inglês para desmentir Ricardo Salles

Fachin relatará pedido de impeachment contra Ricardo Salles

 

 

 

Leia também

Salada Verde
28 de agosto de 2019

Fachin relatará pedido de impeachment contra Ricardo Salles

Ministro do Meio Ambiente é acusado de cometer crime de responsabilidade por atuar de forma contrária ao que determina a Política Nacional do Meio Ambiente 

Salada Verde
26 de setembro de 2019

Lançada cartilha em inglês para desmentir Ricardo Salles

Na semana em que o ministro do Meio Ambiente está em visita ao exterior para dar defender a política ambiental do governo, livreto exibe as inconsistências na retórica de Salles

Salada Verde
3 de outubro de 2019

Confederação quer discutir segurança dos servidores com Ricardo Salles

Grupo enviou ofício solicitando reunião em caráter de urgência para discutir a proteção dos profissionais da área ambiental. Documento já foi protocolado no Ministério do Meio Ambiente

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Comentários 4

  1. Carlos Magalhães diz:

    Esse OC é um vomito do pior olor.
    Não desistem de tentar triturar Salles.
    Não têm mais o que fazer?


  2. celso diz:

    Manchete picuinha.

    Ricardo Salles é ruim por ser agressivo, não ser agregador e por não ser do ramo; não por ser preguiçoso ou não ter agenda.

    Feio ler isto..


  3. ralfo penteado diz:

    Trabalha, arrependido, secretamente para reformular e transformar para melhor IBAMA, ICMBIO, INPE, FUNAI, INPA. Tenta convencer Chicago Guedes boy a não cortar o investimento nestas autarquias. Tenta convencer o garimpeiro adolescente presidente a não estimular o garimpo. Tenta reverter o mal que ajudou a praticar.


  4. Paulo diz:

    Quase certo que esta amontoando carvâo, para fazer fumaça. "Expert" nesta tarefa.