Notícias

Pantanal: STF invalida lei que protege rio Cuiabá

Por 8 votos a 2, ministros votaram pela inconstitucionalidade da lei que proíbe a construção de usinas em rio estratégico para a manutenção do Pantanal

Michael Esquer ·
9 de maio de 2023

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu tornar inconstitucional a lei que protege o rio Cuiabá, em Mato Grosso, da construção de usinas hidrelétricas. O julgamento da ação direta de inconstitucionalidade (ADI) contra a legislação estadual, provocado pela Associação Brasileira de Energia Limpa (Abragel), terminou nesta segunda-feira (8). 

Foram oito votos que julgaram a ADI como procedente para declarar a Lei Estadual nº 11.865 como inconstitucional. Apenas dois ministros se manifestaram contra a ação e pela constitucionalidade da legislação aprovada em Mato Grosso.  

Relator da ADI, o ministro Edson Fachin foi um dos que julgaram a ação como improcedente, e defendeu que a lei aprovada na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) é constitucional. “Este Supremo Tribunal Federal já reconheceu que a restrição de atividades nocivas ao meio ambiente erigida em face das peculiaridades locais pode legitimamente ser determinada pelos Estados-membros no exercício de competência concorrente”, diz trecho do voto de Fachin. 

O voto do relator foi seguido apenas pela presidente do STF, a ministra Rosa Weber. Divergiram dele os ministros Gilmar Mendes e Alexandre de Moraes, que entenderam que a lei é inconstitucional. As divergências, por sua vez, foram seguidas pelos ministros Dias Toffoli, André Mendonça, Cármen Lúcia, Luiz Fux, Nunes Marques e Roberto Barroso. 

“A norma impugnada, ao limitar o aproveitamento energético, está a legislar sobre energia, cujo domínio normativo é reservado à União, inexistindo, nos termos do parágrafo único do art. 22, da Constituição Federal, autorização para que os Estados legislem sobre a matéria”, explica trecho do voto de Moraes. 

A ação 

Protocolada no ano passado pela Abragel, a ADI 7319 defendeu que a lei que proíbe usinas no rio Cuiabá é inconstitucional por invadir “competência privativa da União”. Fruto de projeto de lei (PL) do deputado Wilson Santos (PSD-MT), a legislação foi promulgada após deputados da ALMT terem derrubado o veto imposto à proposta pelo governador Mauro Mendes (União Brasil-MT).

A ((o))eco, a assessoria do STF informou que, por ter sido virtual, a oficialização do resultado do julgamento será feita a partir do seu lançamento no andamento da ação, o que deve ocorrer hoje (9).

Desdobramentos para o Pantanal

O Rio Cuiabá tem papel importante na regulação dos ciclos de cheia e vazante do Pantanal. Foto: Michael Esquer.

O rio Cuiabá é um dos principais canais de abastecimento do Pantanal. Entretanto, atualmente o curso d’água é alvo de um projeto que quer licenciar junto a Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema-MT) um conjunto de seis pequenas centrais hidrelétricas (PCHs) em um trecho de 190 km de seis municípios mato-grossenses: Cuiabá, Várzea Grande, Jangada, Nobres, Acorizal e Rosário Oeste. 

A invalidação da lei estadual que proíbe usinas no curso d’água é um sinal verde para que o licenciamento do complexo siga adiante. “Preocupa muito porque as PCHs vão voltar a ser um grande risco para a bacia do rio Cuiabá”, disse a ((o))eco no mês passado o biólogo Gustavo Figueirôa, que é diretor de Comunicação e Engajamento no Instituto SOS Pantanal. 

Como mostrou ((o))eco, estudo de impacto de hidrelétricas na bacia do Alto Paraguai (Bap), contratado pela Agência Nacional de Águas (ANA), caracteriza o rio como zona vermelha para implantação de empreendimentos hidrelétricos, principalmente pelo papel importante de manutenção do Pantanal.

A investigação concluiu que 89% dos peixes do rio Cuiabá são de piracema, ou seja, são migradores, que transitam entre o curso d’água e o bioma. Além disso, o rio é responsável pela produção do maior número diário de ovos de peixes migradores durante a piracema entre todos os cursos d’água da Bap.

Para especialistas consultados por ((o))eco, a construção das usinas no rio ainda pode interromper o fluxo de peixes entre o curso d’água e o Pantanal, reter em até 90% o transporte de sedimentos para o bioma, acelerar o processo de erosão das margens do rio e impactar a cadeia econômica das cidades que dependem da pesca na região.

  • Michael Esquer

    Jornalista pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), com passagem pela Universidade Distrital Francisco José de Caldas, na Colômbia, tem interesse na temática socioambiental e direitos humanos

Leia também

Reportagens
27 de abril de 2023

STF julgará se lei que veda hidrelétricas no rio Cuiabá é constitucional

Invalidação de lei pode expor um dos principais formadores da planície pantaneira, rio Cuiabá, à construção de complexo hidrelétrico em região estratégica para manutenção do bioma

Salada Verde
13 de fevereiro de 2023

STF acata ações que podem derrubar lei que protege rio Cuiabá

Além de duas ações diretas de inconstitucionalidade contra lei que proíbe usinas em abastecedor do Pantanal, também foi admitido o ingresso do Sindenergia como “amicus curiae” em uma das ações

Notícias
16 de janeiro de 2023

Ministro recebe pedido para ajudar a manter lei que protege rio Cuiabá

Entregue ao ministro da Pesca e Aquicultura, carta pede ajuda para manter lei que proíbe usinas em um dos principais abastecedores do Pantanal. Legislação é questionada no STF

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Comentários 2

  1. Lamaisson diz:

    os artistas da globo que fizeram o L e “defendem” o pantanal não apareceram pra se manifestar??? Talvez a Greta , o Di Caprio venham ou o IBAMA venha com força como no caso da capivara Filó!!


  2. PIO VELOSO MENDONCA diz:

    No meu ponto de vista ,o Rio Cuiabá jamais deveria ter seu curso interrompido por uma hidroelétrica haja visto,ser um rio importante para a manutenção do ecossistema pantanal. Eu caracterizaria um verdadeiro crime ambiental. Hoje existem outras alternativas, tais como energias solar e eólicas. Puramente limpas.Fica aqui meu protesto.