Salada Verde

STF acata ações que podem derrubar lei que protege rio Cuiabá

Além de duas ações diretas de inconstitucionalidade contra lei que proíbe usinas em abastecedor do Pantanal, também foi admitido o ingresso do Sindenergia como “amicus curiae” em uma das ações

Michael Esquer ·
13 de fevereiro de 2023 · 1 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Edson Fachin, admitiu duas ações diretas de inconstitucionalidade (ADI) que tramitam na suprema corte contra a lei que proíbe a construção de usinas no rio Cuiabá, em Mato Grosso. As decisões foram publicadas nesta segunda-feira (13) no Diário da Justiça Eletrônico. 

De autoria do deputado estadual Wilson Santos (PSD-MT), o Projeto de Lei (PL) nº 957/2019, que deu origem à Lei Estadual nº 11.865, foi aprovado em maio do ano passado, mas recebeu o veto integral do governador Mauro Mendes (União Brasil-MT), que entendeu a matéria como inconstitucional. A legislação, porém, foi promulgada após os deputados da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) terem revertido o veto.

De número 7319, a primeira ADI apresentada contra a lei é da Associação Brasileira de Energia Limpa (Abragel), e foi protocolada em novembro do ano passado. Já a segunda, de número 7323, é da Confederação Nacional da Indústria (CNI), e foi apresentada em dezembro. As duas ações admitidas pelo ministro Fachin (veja aqui e aqui), e das quais ele é relator, argumentam que a legislação em vigor em Mato Grosso teria invadido competência privativa da União para legislar sobre água e energia. 

“Em face do ordenamento constitucional poderá trazer consequências importantes para o exercício das competências constitucionais, para a geração de energia e proteção ao meio ambiente. Em razão disso, considero admissível o trâmite da presente ação direta”, diz trecho do despacho de Fachin, repetido em ambas ações. 

Na ADI da Abragel, o ministro Fachin também admitiu o ingresso como “amicus curiae” (amiga da Corte) do Sindenergia (Sindicato da Construção, Geração, Transmissão e Distribuição de Energia Elétrica e Gás  no Estado de Mato Grosso). 

Tanto na ação da CNI quanto da Abragel o STF pediu informações à ALMT e ao governo de Mato Grosso, no prazo de dez dias. A suprema corte ainda solicitou, na sequência, manifestação do Advogado-Geral da União e do Procurador Geral da República, no prazo de cinco dias. 

Impactos para o Pantanal 

O rio Cuiabá é alvo de um projeto de seis pequenas centrais hidrelétricas (PCHs), que atualmente está inviabilizado pela lei que está sendo judicializada. O complexo estava previsto em um trecho de 190 km do rio, em áreas de seis municípios mato-grossenses: Cuiabá, Várzea Grande, Jangada, Nobres, Acorizal e Rosário Oeste. 

Como mostrou ((o)), estudo de impacto de hidrelétricas na BAP, feito pela Agência Nacional de Águas (ANA), caracteriza o rio como zona vermelha para implantação de empreendimentos hidrelétricos, principalmente pelo papel importante de manutenção do Pantanal.

A investigação concluiu que 89% dos peixes do rio Cuiabá são de piracema, ou seja, são migradores, que transitam entre o curso d’água e o bioma. Além disso, o rio é responsável pela produção do maior número diário de ovos de peixes migradores durante a piracema entre todos os cursos d’água da BAP.

Para especialistas consultados por ((o))eco, a construção das usinas no rio ainda pode interromper o fluxo de peixes entre o curso d’água e o Pantanal, reter em até 90% o transporte de sedimentos para o bioma, acelerar o processo de erosão das margens do rio e impactar a cadeia econômica das cidades que dependem da pesca na região.

  • Michael Esquer

    Jornalista pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), com passagem pela Universidade Distrital Francisco José de Caldas, na Colômbia, tem interesse na temática socioambiental e direitos humanos

Leia também

Notícias
16 de janeiro de 2023

Ministro recebe pedido para ajudar a manter lei que protege rio Cuiabá

Entregue ao ministro da Pesca e Aquicultura, carta pede ajuda para manter lei que proíbe usinas em um dos principais abastecedores do Pantanal. Legislação é questionada no STF

Notícias
26 de agosto de 2022

Governador de Mato Grosso diz que não irá judicializar proposta que proíbe usinas no Rio Cuiabá

Em sabatina na TV, Mauro Mendes disse que a questão não atinge interesses do governo. Apesar de ter vetado o projeto, o candidato à reeleição também disse ser contra à construção de usinas no rio

Reportagens
9 de maio de 2022

Rio Cuiabá: Ribeirinhos resistem à construção de usinas nas águas que abastecem o Pantanal

Projeto que prevê a construção de 6 Pequenas Centrais Hidrelétricas ao longo do Rio Cuiabá foi segurado por projeto de lei. Indefinição sobre sanção ou processo na Justiça ainda ronda a questão

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Comentários 3

  1. Lino Dias de Amorim. diz:

    Quem pode opinar e ou decidir decisões sobre o RIO CUIABA, deve ser somente MATOGROSENCES, que
    Se benificiarao, os sofrerão as consequências das decisões tomadas.


  2. Devair valim de melo diz:

    A USINA DO MANSO FOI A SALVAÇAO DO RIO CUIABÁ E PERMANÊNCIA DO NIVEL DE ALGUMAS LOGOAS NO PANTANAL..

    NA VERDADE DE BARÃO ATE A ROSARIO OESTE NAO TEM PEIXE. POIS OS MESMOS POLITICOS QUE DEFENDE O RIO CUIABÁ, QUE JOGA MILHÕES DE METROS CÚBICOS DE ESGOTOS JUNTAMENTE COM VARZEA GRANDE ESSES MESMO DEFENSORES USAM O VAZO TODO DIA PRA COM SEUS DEJETOS ALIMENTAR ALGUNS PEIXINHOS QUE CHEGA ATE CUIABÁ PRA SEUS ELITORES CUMER. . POIS SÃO MIHARES DE REDES.ANZOIS,TARAFAZ JUQUIS. ETCCC ENTAO SAO MENTIRAS QUE VAI ATRAPALHAR PEIXES SUBIR. ESSAS HIDRELÉTRICA SAO DE BAIXO IMPAQUITOS O NIVEL E DE BARANCO OU SEJA QUASE NAO TEM LAGOS. PARABENS STF. CHEGA DE DEMAGOGIA NO BRASIL


    1. Arnaldo Lima diz:

      Empresários só pensam em lucros…lucros e mais lucros. É muita ganância…veja se estes empresarios que quetem destruir o Rio Cuiabá a todo os custos, veja se eles pelo menis plantam um pé de sarã, se arvores de ramos que protegem o rio…nada fazem…mais nada mesmo. So pensam em lucros…estes camaradaa, nem moram em Cuiabá…moram em Sao Paulo, Paraná, Londres, Copacababa, França , Paris, nem conhecem o Rio Cuiabá, querem mesmo é acabar com o pobre rio Cuiaba. Na verdade estes apelidados de Empresarios, sao uns destruidores da natudeza. SALVEM O RIO CUIABÁ DAS MÃOS DESTES BANDIDOS.