Reportagens

STF julgará se lei que veda hidrelétricas no rio Cuiabá é constitucional

Invalidação de lei pode expor um dos principais formadores da planície pantaneira, rio Cuiabá, à construção de complexo hidrelétrico em região estratégica para manutenção do bioma

Michael Esquer ·
27 de abril de 2023

Com mais de 700 quilômetros de extensão, o rio Cuiabá, em Mato Grosso, pertence a sub-bacia hidrográfica de nome homônimo, que possui uma área de mais de 22 mil quilômetros quadrados, e abrange mais de uma dezena de municípios do estado. Importante componente da geração de renda, seja pelo turismo ou pela pesca, o rio também forma, culturalmente, a região – o nome da capital de Mato Grosso, por exemplo, leva seu nome: Cuiabá. 

O curso d’água é ainda um dos principais canais de abastecimento da maior área úmida continental do planeta, o Pantanal, estando situado na parte alta da bacia do Alto Paraguai (Bap), também denominada planalto. Da região, onde estão rios – como o Cuiabá – e nascentes, escoam a maior parte da água que chega até o bioma, que está situado já na parte mais baixa da Bap, a chamada planície. 

Mas é sobre o destino deste importante curso d’água que um julgamento agendado para esta semana no Supremo Tribunal Federal (STF) deve se debruçar. Isso porque a suprema corte irá julgar, a partir desta sexta-feira (28), uma ação direta de inconstitucionalidade (ADI) que quer invalidar a lei estadual que proíbe a construção de usinas hidrelétricas no rio. 

No curso d’água, barramentos podem representar a obstrução do trânsito de peixes, de sedimentos e, na pior hipótese, da própria água entre o curso d’água e o Pantanal, que tem sofrido com a perda de cobertura de água nos últimos anos. Pelo importante papel de manutenção do bioma, o rio é considerado uma “zona vermelha” para a implantação de empreendimentos hidrelétricos, segundo aponta estudo contratado pela Agência Nacional de Águas (ANA). 

Entretanto, esse cenário não impediu que ele tenha se tornado o alvo de um projeto que pleiteia junto à Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) a licença para a construção de um complexo de seis pequenas centrais hidrelétricas (PCHs) em um trecho de 190 km, na área de seis municípios banhados pelo rio: Cuiabá, Várzea Grande, Jangada, Nobres, Acorizal e Rosário Oeste. 

A lei, que atualmente impede a construção de qualquer empreendimento hidrelétrico no rio Cuiabá, é resultado de mobilização que se formou contra o projeto. O temor em torno das ameaças que um empreendimento desse porte poderia causar mobilizou a sociedade civil em Mato Grosso, mas também em Mato Grosso do Sul – intervenções no rio podem ocasionar impactos em outras regiões do bioma, que está inserido majoritariamente no estado vizinho, e não apenas em Mato Grosso.

Ações contra a lei

De autoria do deputado Wilson Santos (PSD-MT), o projeto de lei (PL) nº 957/2019 foi aprovado no ano passado, mas recebeu o veto do governador Mauro Mendes (União Brasil-MT), que entendeu a matéria como inconstitucional por interferir em “competência privativa da União” – mesma justificativa apontada pela Associação Brasileira de Energia Limpa (Abragel), autora da ADI 7319 que será julgada a partir desta sexta. 

A matéria, entretanto, foi promulgada na forma da Lei Estadual nº 11.865 depois de os deputados da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) terem derrubado o veto a proposta.

Mas além da ação da Abragel, a lei também se tornou alvo de uma ação, a ADI 7323, da Confederação Nacional da Indústria (CNI). Com o mesmo objetivo, as duas ações foram protocoladas no ano passado e consideradas procedentes pelo ministro Edson Fachin, que é relator de ambas. 

Entre fevereiro e março deste ano, tanto a Advocacia Geral da União (AGU), que representa o governo federal, quanto a Procuradoria Geral da República (PGR), que representa o Ministério Público Federal (MPF), se manifestaram favoráveis às ações e pela inconstitucionalidade da lei que proíbe usinas no rio. 

O governador Mauro Mendes também se manifestou favorável às duas ações, através da Procuradoria Geral do Estado (PGE). No documento, Mendes ainda reforçou o pedido para que as ADIs fossem julgadas procedentes pelo STF. 

“É flagrante a inconstitucionalidade formal orgânica, na medida em que se trata de norma inserida na competência privativa da União para legislar sobre águas e energia, bem como para explorar os bens de seu domínio e dos potenciais de energia hidráulica, e para explorar, diretamente ou mediante autorização, concessão ou permissão, o aproveitamento energético dos cursos de água”, disse trecho da manifestação da PGE.

Já a ALMT, através de sua Procuradoria Geral, defendeu que as ações contra a lei fossem indeferidas. “No âmbito da competência concorrente, relevante sublinhar a competência suplementar dos Estados na medida em que a competência da União refere-se ao estabelecimento de regras gerais, cabendo aos Estados complementar a legislação federal através de normas específicas justamente por serem os verdadeiros entes conhecedores das peculiaridades regionais”, disse trecho da manifestação

“Em outras palavras, os Estados possuem maior propriedade no desenvolvimento e sustentabilidade regional, não havendo que confundir a titularidade de um bem com a competência para legislar sobre a proteção do meio ambiente que o alberga”, acrescentou o documento. 

Tanto a ação da Abragel quanto da CNI estavam concluídas para o voto do relator e aguardavam a data do julgamento pela suprema corte até março, o que mudou apenas neste mês, quando o início do julgamento virtual da ação movida pela Abragel foi pautado para esta sexta. A ((o))eco, a assessoria do STF disse que o voto de Fachin deve entrar no sistema a meia noite. Os demais ministros terão até o dia 8 de maio para inserirem seus votos. 

Na última semana, a CNI solicitou à Fachin que a ação movida por ela também fosse julgada pelo STF nesse mesmo período. Até esta quarta-feira (26) o relator não tinha se manifestado sobre o pedido. 

O Rio Cuiabá tem papel importante na regulação dos ciclos de cheia e vazante do Pantanal. Foto: Michael Esquer.

Julgamento decisivo

Paula Isla Martins, bióloga e analista de conservação na organização não governamental Ecologia e Ação (Ecoa), conta que a lei que está sendo judicializada abriu precedente para que outros rios, do Pantanal e também de outros biomas, sejam protegidos da construção de usinas. 

“O julgamento é importantíssimo porque é uma oportunidade do Judiciário mostrar que a proteção do meio ambiente é um dever de todos os entes federativos”, diz ela, que coordena também a Rede Pantanal, um coletivo formado por mais de 50 organizações não-governamentais, movimentos sociais, comunidades tradicionais e populações indígenas. 

Para Gustavo Figueirôa, o que será decidido a partir do julgamento desta semana pode colocar em cheque os esforços da sociedade civil. “Conseguimos uma vitória importante, que está correndo o risco de ser anulada pelo entendimento de que é o governo federal que tem que legislar. O estado pode, sim, tornar leis para proteção ambiental mais restritivas”, defende o biólogo, que é diretor de Comunicação e Engajamento no Instituto SOS Pantanal.

“Preocupa muito porque as PCHs vão voltar a ser um grande risco para a bacia do rio Cuiabá”, completa o membro da entidade que integra o Observatório Pantanal – coalizão composta por 43 instituições socioambientais atuantes na Bap no Brasil, Bolívia e Paraguai entidade.

Em março, uma comitiva composta pelo autor da lei, o presidente da ALMT, o deputado Eduardo Botelho (União Brasil-MT), e a presidente da Associação do Segmento da Pesca de Mato Grosso (ASP-MT), Nilma Silva, se reuniram com Fachin.

No encontro, foram apresentados ao relator votos de situações semelhantes à que será julgada este mês, onde a decisão valeu-se do princípio do Federalismo Cooperativo. “Esse é o entendimento de que estados, Distrito Federal e municípios também podem legislar de maneira concorrente à União, principalmente, em duas áreas: saúde e meio ambiente”, contou a ((o))eco. 

Segundo o autor da lei, Fachin causou boa impressão ao receber a comitiva. “Estamos confiantes de que o parecer dele vai ser pela manutenção da lei que proíbe a construção de hidrelétricas no rio Cuiabá”, contou o deputado. “Tem agressões ambientais que se tornam irreversíveis, então é melhor você restringir certas ações”. 

A decisão do ministro, porém, assim como a do pleno do STF, só será conhecida de fato ao final do julgamento, que está previsto para o começo da segunda semana de maio.  

O ingresso de organizações como “amicus curiae

Em fevereiro, Fachin admitiu o ingresso como “amicus curiae” (amiga da Corte) do Sindienergia (Sindicato da Construção, Geração, Transmissão e Distribuição de Energia Elétrica e Gás  no Estado de Mato Grosso) na ADI da Abragel. Esse mês, seis organizações não governamentais ingressaram com o mesmo pedido de admissão na ação. 

“Para contribuir na formação do convencimento desse Supremo Tribunal Federal a respeito da questão em debate na ADI”, explicou o documento, que é assinado pelo Instituto SOS Pantanal; Ecoa; Instituto Centro de Vida (ICV); WWF-Brasil; Fórum Nacional de Sociedade Civil na Gestão de Bacias Hidrográficas (Fonasc-CBH); e Instituto Gaia – entidades que atuam com temas diretamente relacionados ao bioma.  

O pedido das Ongs, que se trata do mesmo feito pelo Sindenergia, não tinha sido analisado até o começo da semana, e foi este um dos motivos que levou à última manifestação da PGE da ALMT ao STF, na quinta-feira (20). No documento, a Casa de Leis solicitou novamente a apreciação do pedido das entidades, o que foi atendido nesta segunda-feira (24), quando Fachin permitiu o ingresso das organizações na ação. 

Ainda na manifestação, a ALMT enfatizou que o julgamento foi agendado sem que um outro pedido tivesse sido analisado por Fachin: “A colheita de manifestação da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico sobre os fatos”, explicou o documento. O ministro, porém, indeferiu o pedido. “Sem prejuízo de que as informações pertinentes sejam trazidas pelas partes”, esclareceu o despacho do relator, ao mesmo tempo.

Outro pedido feito pela ALMT foi que o julgamento fosse realizado em sessão presencial, e não online como o previsto. A solicitação não tinha sido respondida até esta quarta. 

“Desastre ecológico”

“É uma ameaça muito grande porque se essa lei for invalidada, uma nova lei federal precisa ser aprovada para restringir a instalação de usinas no Pantanal”, diz Figueirôa ao mencionar o que ele acredita ser o risco de “um desastre ecológico” para o bioma, caso este tenha no rio Cuiabá a instalação de empreendimentos hidrelétricos. “E até essa lei ser aprovada, abre-se uma brecha na legislação que permite a instalação dessas PCHs”, acrescenta.

“A invalidação dessa lei significa a morte do rio Cuiabá”, completa a bióloga da Ecoa, ao enfatizar que o curso d’água é o principal berçário de peixes migradores da região, ou seja, “aqueles que crescem na planície mas se reproduzem no planalto”, explica ela. 

Entre todos os rios que integram a Bap, por exemplo, é o Cuiabá que produz a maior quantidade diária de ovos de peixes migradores durante a piracema: são cerca de 100 milhões de ovos por dia, segundo aponta a investigação da ANA. 

“Como a pesca é a atividade que mais gera trabalho e renda no Pantanal, esse impacto vai além do meio ambiente, passando por toda cadeia da pesca, que inclui pescadores profissionais e amadores, isqueiros, hotéis, piloteiro, entre outros”, conclui Martins. 

  • Michael Esquer

    Jornalista pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), com passagem pela Universidade Distrital Francisco José de Caldas, na Colômbia, tem interesse na temática socioambiental e direitos humanos

Leia também

Salada Verde
13 de fevereiro de 2023

STF acata ações que podem derrubar lei que protege rio Cuiabá

Além de duas ações diretas de inconstitucionalidade contra lei que proíbe usinas em abastecedor do Pantanal, também foi admitido o ingresso do Sindenergia como “amicus curiae” em uma das ações

Notícias
16 de janeiro de 2023

Ministro recebe pedido para ajudar a manter lei que protege rio Cuiabá

Entregue ao ministro da Pesca e Aquicultura, carta pede ajuda para manter lei que proíbe usinas em um dos principais abastecedores do Pantanal. Legislação é questionada no STF

Reportagens
26 de outubro de 2022

No Pantanal, ribeirinhos resistem à erosão do rio Cuiabá

Enquanto se recuperam das queimadas de 2020, comunidades locais lutam pela permanência em suas terras, erodidas pela força de um dos principais rios formadores do bioma

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.