Notícias

Tronco proibido, fruto liberado

Estudo da UFRJ mapeia os impactos causados pela retirada do fruto e do palmito na palmeira juçara. No caso do segundo, a planta não sobrevive

Jéssica Martins ·
14 de setembro de 2022 · 2 anos atrás

A retirada do palmito impacta a palmeira juçara. Já a colheita do fruto da juçara  não causa significativo impacto na planta. A conclusão é do estudo “Predicting the impacts of palm heart and fruit harvesting using Integral Projection Models“, publicado na Frontiers, em agosto. Os pesquisadores concluíram que na simulação de retirada do fruto, a mortalidade da palmeira não é afetada, sendo visto como um recurso sustentável, enquanto a retirada do palmito diminui o número de indivíduos.

“A retirada do palmito é sempre destrutiva, porque sempre mata o indivíduo”, explica a pesquisadora Rita Portela, uma das autoras do trabalho. 

A juçara (Euterpe edulis) é uma espécie de palmeira de grande importância econômica e está na lista de espécies ameaçadas de extinção. Nativa da Mata Atlântica, um bioma muito fragmentado, a espécie é ameaçada devido a perda de habitat e por conta da exploração do palmito. O grande problema da extração do palmito é que além de demorar dez anos para ficar ideal para o consumo, essa região é parte do tronco, responsável pela produção das folhas da palmeira. Sua retirada leva à morte da planta.

Potencial do fruto

O fruto da juçara já vem sendo utilizado e nomeado como “açaí da Mata Atlântica”, além de ser uma opção sustentável, é visto como uma alternativa para a conservação da palmeira. Entretanto, a pesquisadora Rita Portela alerta que são necessários mais estudos para saber se a retirada do fruto de ambientes naturais pode causar impacto na fauna local.

  • Jéssica Martins

    Estudante de Ciências Biológicas, estagiária em ((o))eco, apaixonada pela natureza e comunicação.

Leia também

Análises
29 de outubro de 2017

Muito macaco para pouco palmito

A predominância de uma espécie de primata em uma área natural pode causar impactos em outras espécies e levar a mudanças na floresta

Notícias
11 de junho de 2013

Presença de tucanos mantém diversidade das palmeiras juçara

Estudo demonstra que extinção de tucanos e outras aves de bico grande compromete qualidade de frutos das palmeiras juçara no bioma Mata Atlântica.

Notícias
2 de agosto de 2022

Pesquisa mapeia áreas prioritárias para conservação de palmeiras no estado do Rio

Estudo mapeou as áreas de distribuição potenciais de 15 das 22 palmeiras nativas do estado para entender impacto do desmatamento e identificar refúgios para as espécies

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.