Notícias

Vídeo: Qual o desafio de aproximar as crianças da natureza? Por Maria Isabel Amando de Barros

As crianças do século XXI estão cada vez mais distantes e com menos possibilidades de contato com a natureza, brincar ao ar livre e se sensibilizar com as belezas que esse contato proporciona

Marcio Isensee e Sá ·
28 de agosto de 2018 · 6 anos atrás
Pé na terra finca raízes. Foto: Acervo Criança e Natureza/Instituto Alana.

Em um domingo qualquer, em uma cidade qualquer, é comum passar por praças e parques públicos vazios e entrar em shoppings centers lotados. Hoje temos 85% da população do país vivendo em áreas urbanas. Nesse contexto, as crianças do século XXI estão cada vez mais distantes e com menos possibilidades de contato com a natureza, brincar ao ar livre e se sensibilizar com as belezas que esse contato proporciona.

Para superar esse desafio, o projeto Criança e Natureza do Instituto Alana desenvolve diferentes ações para reaproximar a infância ao mundo natural. Os espaços públicos e unidades de conservação local são grandes ferramentas para que isso aconteça. O programa desenvolve seminários e encontros, lançou um Aplicativo e incentiva a criação de grupos de famílias para passar o tempo com as crianças ao ar livre.

Maria Isabel Amado de Barros, do Instituto Alana, afirma que “uma das premissas é que a gente precisa agir, tomar ação. Essa mudança não vai acontecer se nós adultos não ajudarmos as crianças a brincar na natureza e se reconectar com a natureza nas cidades”.

 

Assista:

 

 

Leia Também

Educação ambiental para as crianças de hoje

Educação ambiental para as crianças de hoje – 2ª Parte

Crianças no tráfico de borboletas

 

 

  • Marcio Isensee e Sá

    Marcio Isensee e Sá é fotógrafo e videomaker. Seu trabalho foca principalmente na cobertura de questões ambientais no Brasil.

Leia também

Colunas
11 de agosto de 2009

Crianças no tráfico de borboletas

Norte de Santa Catarina está há dez anos livre de crimes envolvendo aliciamento de crianças para caça de borboletas graças à força das listas de discussão e de bom jornalismo.

Colunas
14 de janeiro de 2014

Educação ambiental para as crianças de hoje – 2ª Parte

Nada vale ensinar os pequenos a reciclar e fazer compostagem se a educação formal não lhes der uma visão do conjunto da conservação.

Colunas
6 de janeiro de 2014

Educação ambiental para as crianças de hoje

Em um mundo em que a informação vem em turbilhão e as telas empacotam as paisagens, não é fácil ensinar crianças a gostar da natureza.

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Comentários 1

  1. marciomottabio diz:

    Excelente iniciativa! Sou diretor de um colégio na Praia Grande (SP) e estamos nesse processo de criar iniciativas de reaproximação das crianças e adolescentes aos ambientes naturais abundantes (em comparação com outras localidades) do nosso entorno através da pesquisa científica. Assitir o vídeo e ler o texto reafirma esse nosso compromisso e o entendimento da necessidade urgente de projetos com esse enfoque. Obrigado.