Notícias
1 de setembro de 2009

Menos 532 km² de florestas

A Amazônia Legal perdeu 532 quilômetros quadrados de florestas em julho deste ano. O número, resultado das análises do Sistema de Alerta de Desmatamento (SAD), do Imazon, representa aumento de 93% em relação a junho de 2009, quando o desmatamento somou 276 km². O Imazon alerta, no entanto, que parte desse desmatamento pode ter ocorrido nos meses anteriores, quando a cobertura de nuvens estava bem acentuada na região. O estado campeão em corte raso no mês analisado foi o Pará, com 70% do total de árvores derrubadas, principalmente na área de influência da BR-163 e na Terra do Meio. A Área de Proteção Ambiental (APA) Triunfo do Xingu e as Florestas Nacionais de Altamira e do Jamanxim foram as mais afetadas. Mato Grosso responde por 12 % do total, seguido pelo Amazonas (10%), Rondônia (5%), Acre, Roraima e Tocantins, com 1% cada. Parte do Maranhão que integra a Amazônia Legal não foi analisada. Já as florestas impactadas pela degradação progressiva – que é diferente do corte raso – somam 455 km². Novamente o Pará é o estado campeão, com 44% do total. O segundo lugar fica com o Mato Grosso (40%), seguido por Rondônia (13%), Roraima, Amazonas e Acre que, juntos, são responsáveis por 3% do total de degradação. O acumulado de agosto de 2008 a julho de 2009 foi de 1.766 km², o que representa redução de 65% em relação ao desmatamento no mesmo período do ano anterior (5.031 km²).

Por Redação ((o))eco
1 de setembro de 2009
Salada Verde
1 de setembro de 2009

Médicos querem mais ação de Minc

A Sociedade Brasileira de Cardiologia enviou uma carta a Carlos Minc pedindo mais providências e mais empenho do ministro para que o governo adote medidas que reduzam a poluição nas grandes cidades. O documento é fruto de um fórum que a entidade organizou em São Paulo. "Para citar outro exemplo, o Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo comprovou que, nos dias de alto índice de poluição e baixa temperatura, há um incremento de pelo menos oito mortes devidas a doenças cardiovasculares neste único hospital. Isso porque, segundo estudos recentes, 20% das mortes por evento cardíaco na cidade são aceleradas por causa da poluição. No caso de infartos, por exemplo, há um risco até três vezes maior. Comprovadamente, a poluição do ar aumenta não só o número de infartos, mas também as arritmias cardíacas, as crises de asma brônquica e as infecções respiratórias. E ainda afeta negativamente a saúde das gestantes e dos bebês", diz um trecho da carta. Confira a íntegra aqui.

Por Salada Verde
1 de setembro de 2009
Salada Verde
1 de setembro de 2009

Cobrar pelas sacolinhas plásticas

Lá foram já descobriram que o órgão mais sensível do corpo humano é o bolso. Por isso, além de campanhas midiáticas, a assembléia do País de Gales prepara um projeto de lei que obrigará supermercados e outros estabelecimentos a cobrar 20 centavos de Euro (quase 60 centavos de real) por cada indigesta sacolinha plástica. Segundo eles, essa será uma maneira eficiente para estimular os consumidores a levar de casa suas próprias bolsas. A Irlanda já cobra pelo material desde 2002. Por aqui temos a campanha Saco é um saco, mas nada se fala sobre cobrança. Um saco.

Por Salada Verde
1 de setembro de 2009
Notícias
1 de setembro de 2009

Cerrado pela metade

Estimativas apontam que Cerrado já perdeu 48,8% de sua vegetação original. Isso equivale à soma das áreas dos estados de Mato Grosso e Santa Catarina. Números oficiais saem em 11 de setembro.

Por Redação ((o))eco
1 de setembro de 2009
Salada Verde
1 de setembro de 2009

Biotecnologia animal no Cerrado

Para salvar espécies do Cerrado, a Embrapa planeja usar inseminação artificial, fertilizações in vitro e até clonagem de animais mortos. É a biotecnologia entrando em cena para tentar curar as feridas da conservação do bioma. Mamíferos nativos ameaçados como lobo-guará, cachorro-do-mato e veado-catingueiro integram uma pesquisa sobre células germinativas disparada em julho.

Por Salada Verde
1 de setembro de 2009
Notícias
31 de agosto de 2009

Programa Salão Verde

Levantamento realizado pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM) apontou quais os principais problemas ambientais das cidades brasileiras. O Maranhão foi o estado que mais sofreu com queimadas, por exemplo. Das cidades maranhenses, 88% delas tiveram de enfrentar as chamas entre 2006 e 2007. Mais detalhes sobre o estudo podem ser conferidos no programa Salão Verde de hoje (31), da Rádio Câmara. Além desta reportagem, o programa ainda traz matérias sobre os “produtores de água”, sobre o projeto TicTac de contagem dos dias para a Conferência do Clima em Copenhagen e dicas sobre reutilização de madeira proveniente de podas de árvores. Para ouvir o programa, clique aqui.  

Por Redação ((o))eco
31 de agosto de 2009
Notícias
31 de agosto de 2009

As duas rodas da revolução

O automóvel ainda impera nas cidades do planeta, mas as “magrelas” ocupam cada vez mais o necessário espaço no transporte urbano. Parece até eco das palavras do etnólogo francês Marc Augé em seu livro Elogio da bicicleta: "É o germe de uma nova utopia que penetrou fundo na juventude”. Tanto é assim, ao menos em países do Velho Mundo, que mais de cem cidades espanholas fundaram este ano uma rede de apoio a esse transporte limpo, silencioso e amigável. Para conhecer, basta clicar em www.bicicletapublica.org

Por Redação ((o))eco
31 de agosto de 2009
Notícias
31 de agosto de 2009

Mais de 200 mil usuários

Barcelona é uma das metrópoles espanholas que mais tem investido no ciclismo. Seu sistema Bicing (foto) já tem mais de 200 mil usuários satisfeitos em percorrer a cidade na base das pedaladas. O trânsito da capital catalã também flui facilmente graças a metrôs, ônibus (muito a biocombustível) e outros equipamentos de transporte público. A cidade também tem uma das maiores taxas européias de uso de lambretas. E cruzando a fronteira ao norte, chega-se a Paris, onde 20 mil bicicletas estão à disposição do público.

Por Redação ((o))eco
31 de agosto de 2009
Notícias
31 de agosto de 2009

Turismo na magrela

Outra realidade de dar inveja aos brazucas é o turismo em duas rodas. Nas grandes cidades européias, agências oferecem aluguel ou pacotes a preços competitivos para que os turistas exercitem as pernas enquanto descobrem os segredos de cada região. Também há cursos para quem nunca pilotou uma bicicleta e roteiros especiais, desviando para bares, festas e praias. Para conhecer algumas dessas iniciativas, clique em www.barcelonaciclotour.com, www.barcelonarentabike.com ou www.bybike.info

Por Redação ((o))eco
31 de agosto de 2009

Seja membro e faça parte do maior portal de jornalismo ambiental do país!

Entrar