Não adiantou a organização do “Rally Ecológico Berohokã-Ilha do Bananal” – previsto para começar depois de amanhã (3) em áreas do Mato Grosso e Goiás – enviar à coordenadoria de unidades de conservação do Mato Grosso pedido para atravessar o Parque Estadual do Araguaia em cima da hora. A solicitação foi negada. Agora, o Ministério Público Estadual está de olho para ver se os participantes do evento vão descumprir as normas, sob pena de autuação por crime ambiental.
O Parque Estadual do Araguaia é a maior unidade de conservação de proteção integral do estado, com 230 mil hectares. Em seu plano de manejo, publicado em dezembro de 2008, a proibição de competições esportivas como ralis e MotoCross está mencionada textualmente. O “Rally Ecológico Berohokã-Ilha do Bananal” vai percorrer cerca de 1.400 quilômetros na região do rio Araguaia.
Saiba detalhes do caso em:
Rally “ecológico” não vê plano de manejo
Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar
Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.
Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.
Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.
Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.
Leia também
A Natureza da Conversa #6 – Como mapear e rastrear o gado, a madeira e o ouro na Amazônia
Existem hoje três principais frentes de desmatamento na Amazônia: a pecuária, a exploração ilegal de madeira e o garimpo →
Amazônia registra menor desmatamento em unidades de conservação federais desde 2008
As UCs tiveram 111 km² desmatados em 2026, menor área da série histórica; Na Amazônia, a redução foi de 17%; no Cerrado, de 8%, em 2026, na comparação com o ano anterior →
Políticas alimentares foram ‘totalmente degradadas’ sob Bolsonaro, afirma secretária
Ana Terra Reis, do Ministério do Desenvolvimento Agrário, fala sobre os desafios da agricultura familiar diante das disputas territoriais em plena crise climática →

