Reportagens

Casa na árvore

A bio-arquitetura ainda não está no dicionário, mas pode ser o futuro das moradias. Soluções naturais vão desde os tijolos até sistemas de saneamento.

Bruno Prada ·
5 de maio de 2005 · 19 anos atrás

Uma vila de casas auto-sustentável. Construída a partir dos recursos naturais do meio, aproveita a chuva, os rios, o sol, as árvores, a terra. Plena harmonia com a natureza. Não, não é um conto de fadas e gnomos. A bio-arquitetura já é uma realidade no Brasil. Sem problemas de saneamento, desperdício de água ou energia e com custo muito inferior às construções comuns, as chamadas Ecovilas são ao mesmo tempo uma solução habitacional e ecológica.

O livro Manual do Arquiteto Descalço, do holandês radicado no Brasil Johan Van Lengen, explica algumas das técnicas utilizadas. As ilustrações, aliadas a uma didática clara e acessível, fazem parecer fácil levantar uma casa do gênero. Destinado a construtores, arquitetos, autoridades de pequenos municípios, proprietários rurais, técnicos de zonas urbanas precárias e qualquer pessoa que queira orientar um mestre de obras, o livro destrincha passo a passo a construção de uma casa ecologicamente correta.

A flexibilidade da bio-arquitetura reside na adaptação das técnicas de construção ao meio ambiente. Para cada ecossistema existem diferentes necessidades, diferentes problemas e soluções. Em regiões de muita seca, por exemplo, o aproveitamento da água da chuva é essencial. O livro de Lengen ensina um procedimento simples: calhas de bambu levam a água do telhado até um pequeno tanque de areia e brita que serve como filtro, para depois ser armazenada em uma cisterna. Passando por um filtro comum, pode inclusive tornar-se potável.

Em regiões sem saneamento básico, os Sanitários Compostáveis Secos dispensam tubulação de esgoto. Os dejetos, misturados a componentes orgânicos como a serragem, são ótimos adubos para a horta caseira. Um esquema bem montado é capaz de fazer desde o acúmulo da matéria orgânica até a adubagem sem necessidade de manuseio, tudo por baixo da terra.

No Nordeste, onde falta dinheiro e sobra calor, as paredes podem ser levantadas a partir do Superadobe. Apesar do nome sofisticado, o material nada mais é do que terra crua compactada em sacos de prolipropileno. Outra opção são os tijolos de solo-cimento, como o nome diz, uma mistura de barro com cimento. Dispensam o uso de argamassa, ao encaixar-se um no outro. A ventilação natural é garantida por pequenas saliências no telhado. Viradas na direção correta, elas recebem e distribuem o ar fresco pelos cômodos. Com disposição e vontade de fazer diferente, os telhados cobertos com grama funcionam como excelentes isolantes térmicos, tanto para o frio quanto para o calor.

O impacto ambiental destas tecnologias é quase nulo, e seus custos muito baixos. Elas dispensam a necessidade de produtos pré-fabricados, logo promovem a independência dos pequenos construtores em relação às indústrias.

O Instituto Virtual de Mudanças Globais (IVIG), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), está construindo uma casa de 45 m2 cujo orçamento não pode ultrapassar 10 mil reais. A projeto partiu das alunas Carol Rezende e Andressa Martinez, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, e inclui o uso tijolos de solo-cimento, esquadrias de bambu e telhado de fibra de côco. A descrição parece a de uma oca indígena, mas a casa não deixa nada a desejar a uma construção comum. “Apesar de ainda não ter um design de qualidade, é para onde a arquitetura do futuro irá caminhar. Está tudo tão degradado, por que não aproveitar os materiais que estão na nossa frente todos os dias?”, questiona Carol.

Aos poucos, a imagem da bio-arquitetura vai deixando de ser associada apenas ao radicalismo ambientalista ou a pessoas sem dinheiro para uma casa padrão. Usar elementos naturais agora é fashion. Materiais como o bambu fazem parte da decoração de restaurantes, hotéis e casas de veraneio. Gilmar Peres, arquiteto de interiores, montou todo um andar do Hotel Portinari Copacabana com materiais naturais e renováveis: “A consciência ecológica tem patrocinado uma nova tendência estética, contemporânea, na qual os materiais antes considerados rústicos são referencias de charme e glamour. A evolução desses recursos já permite fazer ambientes extremamente sofisticados”, garante Peres.

A Escola de Bio-Arquitetura e Centro de Pesquisa de Tecnologia Experimental em Bambu (Ebiobambu) tem em seu currículo um sushi-bar em Maresias, São Paulo, e um espaço de descanso na Ilha de Caras, em Angra dos Reis, estado do Rio. A Ebiobambu promove cursos regulares em Visconde de Mauá (RJ) e conseguiu fazer do bambu um empreendimento de sucesso. As próprias instalações da escola (foto) foram construídas durante as aulas de capacitação de mão-de-obra, que em três anos já formaram pelo menos 250 pessoas. “A procura está cada vez maior. São estudantes de engenharia e arquitetura, designers, donas-de-casa, aposentados, paisagistas”, lista Celina Llerena, diretora da escola.

* Bruno Prada é jornalista recém-formado.

Leia também

Salada Verde
29 de abril de 2024

Após três semanas com cargo vago, governo nomeia novo superintendente do Ibama de SP 

Com histórico na área ambiental, Fabio Tadeu Buonavita foi nomeado nesta segunda-feira. Ele substitui a advogada Perla Muller, que pediu exoneração no início do mês

Reportagens
29 de abril de 2024

Como proteger os territórios do neoextrativismo, do “capitalismo parlamentar” e do “Estado de intimidação”?

Coletivo elenca políticas que agravaram destruição socioambiental no Brasil entre 2019 e 2022 e evidenciam importância dos “lançadores de alerta” e das Ciências Sociais para evitar tragédias

Salada Verde
29 de abril de 2024

Funbio abre edital de 2 milhões de reais para projetos de Manejo Integrado do Fogo

Edital irá apoiar projetos de apoio a ações de manejo integrado do fogo no interior e entorno de unidades de conservação na Caatinga, Pampa e Pantanal

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.