Reportagens

Mensagem subliminar

Um pequeno selo colorido aparece rapidamente nas propagandas de carros na televisão. Nem adianta prestar atenção: não dá para adivinhar do que se trata.

Juliana Tinoco ·
26 de janeiro de 2006 · 18 anos atrás

Aqui vai um teste para avaliar sua atenção como telespectador. Observe atentamente uma propaganda de automóvel qualquer. Além de paisagens fantásticas, juventude animada e famílias felizes, você consegue perceber algum outro detalhe?

Se não reparou, não se preocupe. É mesmo difícil notar num pequeno selo de 12 milímetros de altura que deveria aparecer durante apenas 3 segundos, mas às vezes some até mais rápido. Quem é da área ambiental, pode ser que reconheça as formas e cores da logomarca do Ibama. Mas, afinal, o que ela está fazendo ali?

A resposta está no Proconve, Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores. Criado em 1986, o programa surgiu para regulamentar e controlar os níveis de emissão de poluentes dos automóveis. Os carros que hoje circulam nas ruas e, conseqüentemente, aparecem na mídia, devem estar aprovados pelas normas do Proconve.

A primeira tentativa de trazer o assunto para o conhecimento do público foi pedir às agências de propaganda para inserir, em suas campanhas, a frase: “Este veículo está em conformidade com o Proconve”. Os publicitários, é claro, não gostaram. Ficava difícil conciliar as belas imagens de carros percorrendo praias e montanhas, com aquela frase no estilo “Ministério da Saúde adverte”.

O jeito foi escondê-la ao máximo. “Nas revistas, a frase aparecia em letra tamanho 6, preta e escondida atrás da imagem do carro. Impossível de se ver”, conta Márcio Veloso, do Proconve. Na televisão a resistência foi ainda maior, a idéia não vingou e a frase sequer era exibida. Veio então a solução de adicionar às peças publicitárias apenas o selo do Ibama.

A obrigatoriedade de colocá-lo em todos os anúncios continuou incomodando os profissionais de marketing. Mas a padronização do formato (mínimo) e do tempo (curtíssimo) em que o selo deve aparecer aplacou a insatisfação. Sem contar que quase nenhuma propaganda na TV respeita os 3 segundos estipulados, pode reparar. Hoje, a marquinha azul-escura com traços em vermelho, verde e azul-claro não atrapalha o visual das propagandas e passa quase despercebida. Para compensar, colocamos ela bem grande aí do lado.

Resta a dúvida: se os carros devem obrigatoriamente seguir as normas do Proconve, por que é necessário que todas as empresas divulguem o selo? Para Márcio Veloso, é uma questão de educação para o público. “Queremos que todos saibam que existe o programa. Assim buscamos também promover o Ibama”.

Se era essa a intenção, convém repensar o formato. Quem sabe chamando um publicitário para ajudar…

  • Juliana Tinoco

    Juliana Tinoco é jornalista multimídia especializada na cobertura de Meio Ambiente, Ciência e Direitos Humanos. Por quinze an...

Leia também

Reportagens
26 de abril de 2024

Número de portos no Tapajós dobrou em 10 anos sob suspeitas de irregularidades no licenciamento

Estudo realizado pela organização Terra de Direitos revela que, dos 27 portos em operação no Tapajós, apenas cinco possuem a documentação completa do processo de licenciamento ambiental.

Notícias
26 de abril de 2024

Protocolo estabelece compromissos para criação de gado no Cerrado

Iniciativa já conta com adesão dos três maiores frigoríficos no Brasil, além de gigantes do varejo como Grupo Pão de Açúcar, Carrefour Brasil e McDonalds

Notícias
26 de abril de 2024

Com quase 50 dias de atraso, Comissão de Meio Ambiente da Câmara volta a funcionar

Colegiado será presidido pelo deputado Rafael Prudente (MDB-DF), escolhido após longa indefinição do MDB; Comissão de Desenvolvimento Urbano também elege presidente

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.