Reportagens

Alertas de um cientista

De passagem por São Paulo, Thomas Lovejoy falou a O Eco sobre ecologia,Amazônia e aquecimento global.Conta com mudanças políticas nos EUA para resolver desafio.

João Teixeira da Costa ·
20 de junho de 2006 · 18 anos atrás

Diferente de alguns de seus colegas, o cientista Thomas Lovejoy não tem medo de participar da discussão pública sobre meio ambiente e sobre as medidas que podem e devem ser tomadas para protegê-lo. Ao contrário: ele acredita no dever do cientista de levar ao público aquele conhecimento que só ele tem. Passando por São Paulo para a inauguração da Cátedra Paulo Nogueira-Neto da Universidade São Marcos, ele falou com O Eco sobre temas controvertidos como a conservação da Amazônia, aquecimento global e soluções de mercado para questões ambientais.

Lovejoy é biólogo, especialista em ecologia, doutor pela universidade Yale. Seu envolvimento com a bacia amazônica começou em meados da década de 60, quando ainda estava na faculdade. O jovem cientista sonhava com aventura e planejava trabalhos de campo nas montanhas do leste da África quando recebeu, em 1965, o convite para passar oito semanas na Amazônia brasileira, através do Instituto Evandro Chagas e do Museu Goeldi. Foi, segundo ele, uma grande desafio. Naquela época só havia uma estrada na região, e quase nenhum biólogo. Havia somente um estudo sobre a ecologia amazônica do Peru.

O que não quer dizer que a fragilidade do ecossistema amazônico fosse desconhecida. Os cientistas já sabiam disso, mas o tema não havia chegado aos jornais. Lovejoy ajudou a popularizar o assunto. Em 1972, escreveu e publicou nos Estados Unidos um artigo com o título “Transamazonica: Highway to Extinction?”. Naquele momento a experiência da Belém-Brasília já mostrava que a abertura de estradas na região levava à colonização instantânea e, consequentemente, ao desmatamento.

O desafio de controlar o acesso e evitar esse desmatamento “espontâneo” persiste até hoje. Lovejoy aplaude iniciativas como a criação de áreas de contenção ao redor de novas estradas. Mas o desafio é grande. O imperativo do desenvolvimento econômico, a expansão da agricultura, a demanda chinesa por grãos exerce enorme pressão sobre o meio-ambiente. Os grandes projetos de infra-estrutura facilitam o acesso e dificultam o esforço de contenção.

Mudanças irreversíveis

O problema que o governo não vê é o custo dessa destruição. Lovejoy mostra-se particularmente preocupado com o efeito do desmatamento da Amazônia sobre o regime de chuvas não só da região como do resto do Brasil. As chuvas dependem da evaporação da floresta. Esse fato não é novidade – Enéas Salati fala no assunto faz 25 anos – mas só recentemente se comprovou a dependência de outras regiões do Brasil. Lovejoy teme o que pode ocorrer quando se combinarem os efeitos do El Niño com a mudança no ciclo hidrológico em um ano de seca.

Com 17% da floresta amazônica desmatados, Lovejoy teme que já tenhamos ultrapassado o ponto de não retorno do ciclo hidrológico. O que nos leva à questão inevitável da importância ou futilidade dos esforços conservacionistas. Ele certamente tem experiência suficiente para uma reflexão informada sobre o assunto. Seu envolvimento com o conservacionismo veio naturalmente. Em 1973 ele soube que o World Wildlife Fund (WWF) estava procurando um coordenador de projetos e se candidatou pensando em ficar talvez dois anos por lá. Foram 14 anos, seguidos por períodos na Smithsonian Institution, no Banco Mundial e agora no Heinz Center.

Sua passagem pelo WWF coincidiu com o momento de maior expansão e ascendência intelectual e política do ambientalismo nos Estados Unidos. A Conferência de Estocolmo aconteceu em 1972, inaugurando uma era em que leis pioneiras e de efeitos profundos foram criadas. Como o Clean Air Act, Clean Water Act e o Endangered Species Act, só para citar as mais conhecidas. As Ongs ambientais também ganharam tamanho e importância nesse período. O WWF, por exemplo, cresceu de seis para 75 pessoas no período em que Lovejoy trabalhou lá.

Lovejoy defende a diversidade na sociedade civil, pois para ele cada um tem um papel diferente para interpretar. E cita o caso de Russell Train, que ocupou importantes cargos no governo Nixon e teve papel fundamental na passagem da legislação mencionada.Ele costumava dizer que as posições extremas de gente ligada ao Sierra Club faziam com que as suas posições parecessem razoáveis.

O clima intelectual mudou bastante de lá para cá. Talvez o tema meio ambiente não tenha hoje a prioridade que merece, mas tem uma dimensão que não tinha 20 anos atrás, segundo Lovejoy. Mesmo nos Estados Unidos, onde o governo não parece muito interessado no assunto, está havendo uma mudança muito grande de atitude. Principalmente com relação à mudança climática. As corporações, governos de estados e pessoas comuns têm consciência do problema e estão tentando fazer algo a respeito.

Boa oportunidade

Lovejoy acha que o governo americano erra ao encarar mudança climática como um problema. Deveria ser vista como oportunidade. É o que o estado de Nebraska, segundo ele, está fazendo ao pagar fazendeiros para fazer agricultura que fixa carbono no solo. Ele acha ainda que um engajamento maior dos Estados Unidos com o tema virá com uma mudança política em Washington. Acredita que o meio ambiente será um dos grandes temas da próxima eleição presidencial americana.

Os sinais de que o assunto é sério continuam a surgir. No dia sete de junho, o jornal International Herald Tribune publicou artigo de Lovejoy sobre a ameaça representada pela crescente acidificação dos oceanos, causada pela presença cada vez maior de gases do efeito estufa na atmosfera, e em particular de dióxido de carbono. A acidez das águas prejudica o desenvolvimento de moluscos e corais, com efeitos profundos sobre toda a cadeia alimentar dos oceanos.

É preciso agir rapidamente, escreve Lovejoy, para estabilizar os níveis de gases do efeito estufa. Mas como fazê-lo, se o único processo político com esse objetivo, o protocolo de Kyoto, parece morto? Pode haver aí uma oportunidade, diz Lovejoy. O seu bom senso lhe diz que quando o que está em jogo é o planeta, é preciso levar o problema a sério. Espera que não sejam necessárias grandes catástrofes para acordar o mundo para isso. E acredita que o re-engajamento americano no processo de negociações possa vir a trazer o impulso necessário para começarmos a considerar as medidas necessárias, muito mais sérias do que os modestos objetivos de Kyoto. Para Lovejoy, o que precisamos é de um programa mundial de emergência para mudar a nossa base energética. Ele acredita que a primeira pessoa que falar nisso será tratada como louca, mas esse é o preço do pioneirismo.

A perda acelerada de biodiversidade é outro perigo da mudança climática. Lovejoy sofreu pesadas críticas por ter divulgado projeções que mostravam níveis alarmantes de extinções de espécies dado o ritmo atual de destruição de habitats. O meu objetivo ao divulgar essas projeções não era acertar no alvo, diz ele. Pelo contrário: o objetivo é mudar tendências.

O que nos traz novamente à questão do papel do cientista na sociedade. Lovejoy é uma personalidade influente, e teve papel decisivo, por exemplo, na criação de mecanismos de conversão de dívida externa em projetos de conservação, na arrancada do Tratado de Cooperação Amazônica, sob liderança brasileira, e na inserção do tema biodiversidade na agenda do Banco Mundial. Ele também ajudou a colocar o assunto na mente do público estimulando a criação da série Nature, do sistema de televisão público dos EUA. Uma iniciativa importante, pois uma população urbanizada muitas vezes não conhece a riqueza que está perdendo através da destruição do mundo natural.

A ênfase na educação deve estar também dentro das universidades. O desafio é romper as barreiras disciplinares, fazendo com que especialistas de diversas áreas de conhecimento trabalhem juntos. É o que ele espera que seu amigo Paulo Nogueira-Neto consiga fazer na São Marcos.

Leia também

Reportagens
26 de abril de 2024

Número de portos no Tapajós dobrou em 10 anos sob suspeitas de irregularidades no licenciamento

Estudo realizado pela organização Terra de Direitos revela que, dos 27 portos em operação no Tapajós, apenas cinco possuem a documentação completa do processo de licenciamento ambiental.

Notícias
26 de abril de 2024

Protocolo estabelece compromissos para criação de gado no Cerrado

Iniciativa já conta com adesão dos três maiores frigoríficos no Brasil, além de gigantes do varejo como Grupo Pão de Açúcar, Carrefour Brasil e McDonalds

Notícias
26 de abril de 2024

Com quase 50 dias de atraso, Comissão de Meio Ambiente da Câmara volta a funcionar

Colegiado será presidido pelo deputado Rafael Prudente (MDB-DF), escolhido após longa indefinição do MDB; Comissão de Desenvolvimento Urbano também elege presidente

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.