Reportagens

Difícil caminho

Repórter de O Eco em Bali conta peculiaridades sobre a ilha da Indonésia que sedia a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas. Primeiro desafio: transportes.

Gustavo Faleiros ·
6 de dezembro de 2007 · 19 anos atrás

As negociações aqui em Bali estão caminhando num ritmo mais difícil do que se imaginava. Nesta quarta, em uma conversa com jornalistas, o embaixador extraordinário para mudanças climáticas, Sérgio Serra, afirmou que esperava ver as propostas básicas para um acordo entre os membros da Conveção antes do início do segmento de alto nível, ou seja quando chegam os ministros e chefes de Estado. Mas parece que isso não vai acontecer.

Na verdade, a parte protocolar da 13ª Conferência do Clima acabou na quarta. Países aprovam qual será a pauta de discussão e nestes próximos dias, até a vinda dos ministros, ocorrem as chamadas negociações informais, em que delegações se encontram para buscarem apoio às suas propostas.

Quer receber nossa newsletter?

Fique por dentro do que está acontecendo!



Quer receber nossa newsletter?

Fique por dentro do que está acontecendo!



Para o Brasil os desafios não são pequenos: terá que angariar apoio a sua proposta de redução de emissões por desmatamento e também negociar com China, Índia e países do Oriente Médio uma posição comum sobre compromissos dos países em desenvolvimento.

  • Gustavo Faleiros

    Editor da Rainforest Investigations Network (RIN). Co-fundador do InfoAmazonia e entusiasta do geojornalismo. Baterista dos Eventos Extremos

Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Notícias
29 de junho de 2026

Onça-pintada que apareceu na zona urbana de Foz é capturada em segurança

Burburinho gerado pela aparição do felino em bairro residencial é aumentado pela disseminação de imagens falsas produzidas por IA em portais de notícias locais

Notícias
29 de junho de 2026

Implantação do Corredor Azul, no Rio de Janeiro, começa com duas novas UCs

Prefeito carioca assinou neste domingo (28) decreto que cria Refúgio de Vida Silvestre das Florestas de Jacarepaguá e a APA das Lagoas de Jacarepaguá para conectar Pedra Branca e Floresta da Tijuca

Colunas
29 de junho de 2026

Calor extremo: o alerta da Europa e os riscos no Brasil

Diferentemente de enchentes, as ondas de calor nem sempre produzem imagens imediatas de destruição. Seus efeitos aparecem nos prontos-socorros, nas residências superaquecidas

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.