Reportagens

Lição Guarani

No fim de 2006 a Câmara dos Deputados paraguaia prorrogou até 2008 lei que proíbe desmatamento na região oriental do país. Ambientalistas vêem na lei exemplo para o Brasil.

João Teixeira da Costa ·
13 de janeiro de 2007 · 17 anos atrás

Até o Paraguai anda nos dando lições em como proteger a floresta tropical. É o que diz o blog de meio ambiente da revista britânica The New Scientist. De acordo com o blog, a melhor notícia do início de 2007 foi a decisão do governo paraguaio de estender até o final de 2008 a sua lei de desmatamento zero. Aprovada em 2004, a lei proíbe o desmatamento na região oriental do Paraguai, mais conhecida dos brasileiros por ter como cidade mais importante a dinâmica a Ciudad del Este. Ali há Mata Atlântica com altos níveis de biodiversidade e de endemismo.

O WWF classifica a lei do desmatamento zero como um grande sucesso. De acordo com os levantamentos por satélite conduzidos pela ONG, o desmatamento no Alto Paraná caiu mais de 85% – de valores entre 88 e 170 mil hectares/ano para menos de 17 mil hectares anuais. Há quem duvide dos números. Falando ao jornal ABC em 2005, um dirigente do Serviço Florestal Nacional indicou que o desmatamento continuava, através de queimadas supostamente acidentais.

Os principais responsáveis pelo desmatamento são bastante familiares – gado e soja. Para o WWF, no entanto, o caso mostra que é possível ampliar a produção e a exportação do produto sem desmatar. O Paraguai tornou-se até estudo de caso no Fórum Global Sobre Soja Responsável, entidade que reúne a cadeia produtiva da soja e organizações que representam interesses sociais e ambientais ameaçados pela mesma. E o WWF ainda entregou a líderes do governo paraguaio o seu prêmio “Planeta Vivo”.

O Paraguai, país pequeno e economicamente fraco, é freqüente vítima de piadas do lado de cá da fronteira, mas no seu território se encontram ecossistemas importantes – e ameaçados. De acordo com o escritório da WWF naquele país, o Alto Paraná é importante pela sua biodiversidade e pelos serviços ambientais que proporciona – entre os quais o suprimento de água para as represas de Itaipu e Yaciretá. ONGs internacionais como a Nature Conservancy atuam ali, apoiando, entre outras iniciativas, a constituição de reservas privadas, previstas pela legislação paraguaia desde 1994.

Os ambientalistas paraguaios ficaram contentes com a prorrogação da lei, mas enxergam um enorme desafio para os próximos anos: recompor a floresta. Problemas parecidos com aqueles vividos pelo grande vizinho.

Leia também

Notícias
24 de abril de 2024

Na abertura do Acampamento Terra Livre, indígenas divulgam carta de reivindicações

Endereçado aos Três Poderes, documento assinado pela Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB) e organizações regionais cita 25 “exigências e urgências” do movimento

Reportagens
24 de abril de 2024

Gilmar suspende processos e propõe ‘mediação’ sobre ‘marco temporal’

Ministro do STF desagrada movimento indígena durante sua maior mobilização, em Brasília. Temor é que se abram mais brechas para novas restrições aos direitos dos povos originários

Notícias
24 de abril de 2024

Cientistas descobrem nova espécie de jiboia na Mata Atlântica

A partir de análises moleculares e anatômicas, pesquisadores reconhecem que jiboia da Mata Atlântica é diferente das outras, e animal ganha status de espécie própria: a jiboia-atlântica

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.