Reportagens

Abrem-se as cortinas

Começa em Goiás o 10º Festival Internacional de Cinema Ambiental. Proposta é unir cultura e preservação em um mesmo espaço.

Cristiane Prizibisczki ·
10 de junho de 2008 · 16 anos atrás

Começou hoje na Cidade de Goiás (GO), município de pouco mais de 28 mil habitantes e que fica a 136 quilômetros de Goiânia, o 10º Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (FICA). Na mostra competitiva deste ano concorrem 22 trabalhos, entre longas, médias e curtas-metragem, filmes 35 milímetros, séries de TV e vídeos. Os vários formatos foram incluídos em uma mesma disputa porque, segundo os organizadores do Festival, “o que importa é o tema”.

Além das mostras de filmes e atividades paralelas, o FICA deste ano também inseriu em sua programação outras ações focadas mais diretamente na preservação, como o Fórum “O Cerrado, o clima e o meio ambiente”, cujo objetivo é “indicar caminhos para a valorização e conservação” deste bioma, que, segundo dados da WWF, possui somente 19,5 % de sua vegetação original em bom estado.

Durante o evento, a expectativa é que passem por esta pacata cidade goiana cerca de 200 mil pessoas. E O Eco estará por aqui, para conferir o resultado deste “caldo” entre cultura e meio ambiente.

Abaixo, você confere trechos do curta-metragem “Antártida”, que mostra a mais recente missão do Programa Antártico Brasileiro. Confira!

  • Cristiane Prizibisczki

    Cristiane Prizibisczki é Alumni do Wolfson College – Universidade de Cambridge (Reino Unido), onde participou do Press Fellow...

Leia também

Notícias
3 de maio de 2024

Eletrobras contraria plano energético e retoma projetos para erguer megausinas no Tapajós

Há oito anos, as usinas do Tapajós estão fora do Plano Decenal de Energia, devido à sua inviabilidade ambiental. Efeitos danosos são inquestionáveis, diz especialista

Reportagens
3 de maio de 2024

Obra para desafogar trânsito em Belém na COP30 vai rasgar parque municipal

Com 44 hectares, o Parque Ecológico Gunnar Vingren será cortado ao meio para obras de mobilidade. Poderes estadual e municipal não entram em acordo sobre projeto

Salada Verde
3 de maio de 2024

Governo do RJ recebe documento com recomendações para enfrentamento ao lixo no mar

Redigido pela Rede Oceano Limpo, o documento foi entregue durante cerimônia no RJ. O plano contém diretrizes para prevenir, monitorar e conter o despejo de lixo nos oceanos.

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.