Reportagens

Abrem-se as cortinas

Começa em Goiás o 10º Festival Internacional de Cinema Ambiental. Proposta é unir cultura e preservação em um mesmo espaço.

Cristiane Prizibisczki ·
10 de junho de 2008 · 18 anos atrás

Começou hoje na Cidade de Goiás (GO), município de pouco mais de 28 mil habitantes e que fica a 136 quilômetros de Goiânia, o 10º Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (FICA). Na mostra competitiva deste ano concorrem 22 trabalhos, entre longas, médias e curtas-metragem, filmes 35 milímetros, séries de TV e vídeos. Os vários formatos foram incluídos em uma mesma disputa porque, segundo os organizadores do Festival, “o que importa é o tema”.

Além das mostras de filmes e atividades paralelas, o FICA deste ano também inseriu em sua programação outras ações focadas mais diretamente na preservação, como o Fórum “O Cerrado, o clima e o meio ambiente”, cujo objetivo é “indicar caminhos para a valorização e conservação” deste bioma, que, segundo dados da WWF, possui somente 19,5 % de sua vegetação original em bom estado.

Quer receber nossa newsletter?

Fique por dentro do que está acontecendo!



Quer receber nossa newsletter?

Fique por dentro do que está acontecendo!



Durante o evento, a expectativa é que passem por esta pacata cidade goiana cerca de 200 mil pessoas. E O Eco estará por aqui, para conferir o resultado deste “caldo” entre cultura e meio ambiente.

Abaixo, você confere trechos do curta-metragem “Antártida”, que mostra a mais recente missão do Programa Antártico Brasileiro. Confira!

  • Cristiane Prizibisczki

    Jornalista com quase 20 anos de experiência na cobertura de temas como conservação, biodiversidade, política ambiental e mudanças climáticas. Já escreveu para UOL, Editora Abril, Editora Globo e Ecosystem Marketplace e desde 2006 colabora com ((o))eco. Adora ser a voz dos bichos e das plantas.

Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Colunas
24 de agosto de 2026

Eleições na emergência climática: a escolha de quem não ignora riscos

O voto é uma decisão sobre capacidade de governo. É essencial incorporar uma nova pergunta ao exercício da cidadania: aqueles que pretendem ser eleitos compreendem o tempo histórico em que vivemos?

Externo
24 de agosto de 2026

Vírus letal reduz em 83% população de pererecas em reserva da Mata Atlântica

Estudo apoiado pela FAPESP relata o primeiro caso de morte em massa de anfíbios causada por ranavirose na América do Sul. Patógeno também afeta répteis e peixes

Garimpo fiscalizado em área dentro do Parque Nacional Juruena. Foto: ICMBio / Divulgação
Reportagens
24 de agosto de 2026

Garimpo dispara no Parque Nacional do Juruena e levanta alerta sobre avanço de facções

O desmatamento relacionado à mineração ilegal aumentou 660% no parque em apenas oito meses e relatos apontam possível envolvimento de facções criminosas

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.