Se a propaganda é a alma do negócio, ela também pode servir para convencer o presidente da maior economia do mundo a assinar o Protocolo de Kyoto e liderar uma luta contra o aquecimento global. Com esse desafio em jogo, a agência de publicidade paulistana Nova S/B lançou um concurso para profissionais e estudantes de comunicação criarem uma propaganda para mudar a cabeça do presidente americano George W. Bush. O vencedor ganharia uma viagem para o Festival de Cannes, o mais importante da propaganda mundial, além do troféu Leão Verde, escultura feita com materiais reciclados – como escovas de dentes e pregos – pelo designer Song Won Sung. Ela atua como analogia ambiental à taça entregue na cidade francesa. Valmir Leite, vice-presidente de criação da Nova S/B, afirma que a idéia era estimular pesquisas e estudos sobre mudanças climáticas para o desenvolvimento dos anúncios. Para ajudar, links de reportagens sobre o tema estavam disponíveis no site do prêmio.. No dia 11 de maio, o vencedor entre os 410 inscritos foi conhecido.
Feitos para o cliente fictício ‘O mundo em que vivemos’, os trabalhos abordaram o assunto com diferentes focos. Aqui em O Eco, você pode conferir os 20 finalistas. Entre eles o premiado anúncio “We Want You”, dos publicitários paulistas Thiago Rodrigo Bocatto e Fernando Henrique Patucci. Ele mostra o Tio Sam quase todo coberto por fumaça com apenas o dedo indicador apontado, convocando o presidente americano a assinar o Tratado. Outro destaque é o anúncio ‘WARM‘, com a letra M pintada de vermelho com o intuito de chamar a atenção de Bush para o verdadeiro problema do planeta.
Leia também
STF derruba Marco Temporal, mas abre nova disputa sobre o futuro das Terras Indígenas
Análise mostra que, apesar da maioria contra a tese, votos introduzem condicionantes que preocupam povos indígenas e especialistas →
Setor madeireiro do Amazonas cresce à sombra do desmatamento ilegal
Falhas na fiscalização, ausência de governança e brechas abrem caminho para que madeira de desmate entre na cadeia de produção →
Um novo sapinho aquece debates para criação de parque nacional
Nomeado com referência ao presidente Lula, o anfíbio é a 45ª espécie de um gênero exclusivo da Mata Atlântica brasileira →



